É no Campus da Caparica que encontramos a IN-Nova, a Júnior Empresa da NOVA FCT. Entre iniciativas, eventos e formações, desenvolvem projetos nas áreas do software e da robótica.
É entre iniciativas, eventos e formações que a IN-Nova, a Júnior Empresa da Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT) da Universidade Nova de Lisboa, desenvolve projetos nas áreas do software e da robótica, dando oportunidade aos estudantes de explorar o mercado de trabalho antes de terminarem o curso.
Fundada há quase três anos, a 7 de maio de 2021, a IN-Nova surge com o objetivo de promover a interação dos estudantes no meio empresarial, formando-os para além do curso. “É uma aprendizagem constante e diária. Todos os dias há algo diferente para aprender”, conta Inês Costa, presidente da organização sem fins lucrativos, ao ALMADENSE. “Fazemos de tudo. É isso que torna este projeto interessante. Todos os dias é um assunto diferente, não há monotonia”, acrescenta.
“Os nossos objetivos principais são fomentar o talento, estabelecer parceiros e ajudar estudantes a desenvolver soft skills. Saber como falar com um cliente, assinar e fazer contratos, levar um projeto real com prazos reais a clientes reais”, explica a presidente da organização. Com 65 membros, divididos por cinco departamentos, a júnior empresa prioriza acima de tudo a formação dos seus membros.
É no desenvolvimento de websites e aplicações mobile e nas áreas de robótica e instrumentação aplicada, eletrónica e prototipagem que assenta o core business da IN-Nova. Entre os cinco projetos de robótica em regime pro bono em que a júnior empresa tem trabalhado, há dois que se destacam e que estão prestes a ser finalizados: um dispensador de produtos de higiene feminina e um braço robótico.
Em outubro realizaram o seu primeiro congresso a nível nacional. “Deu-nos muitas valências. Não foi fácil, mas os nossos membros sabem gerir muito bem o seu tempo, sabem lidar com a pressão e conseguem estar em muitos sítios ao mesmo tempo, mesmo que isso pareça impossível”, explica Inês Costa. Inseridos no Movimento Júnior português, têm o apoio constante de uma federação que os ajuda a estabelecer e cumprir objetivos.
Organizam anualmente, no mês de março, a Innovation Week: um evento de três dias que junta estudantes num espaço inovador e empreendedor, que conta ainda com a presença das maiores empresas do país, de startups e de personalidades únicas. Este ano acontece nos dias 18, 19 e 20 de março e terá a presença de empresas como a Fidelidade, a Siemens e a Worten.
O Innovation Valley é outro dos produtos da IN-Nova: um concurso de empreendedorismo, que este ano decorrerá ao longo do mês de março. “Vamos trazer financiadores e queremos um painel de júris profissional, de empresas que queiram investir nos projetos que concorrerem. Vai ser interessante”, partilha a presidente da IN-Nova. Haverá ainda mentoria, workshops com expertises e talks. Ambos os eventos são abertos ao público.
Fotos: Bruno Marreiros
https://almadense.sapo.pt/cultura/cine-incrivel-vai-deixar-de-ter-musica-ao-vivo-rombo-enorme-para-a-cultura-de-almada/