11.4 C
Almada

Ligação de Almada à Costa da Caparica: IC20 vai ser alargado, passando de três para quatro vias

Obras começam no início de outubro e têm uma duração prevista de 20 meses, prolongando-se até maio de 2025.

 

A estrada que liga Almada à Costa da Caparica vai ser alargada, passando de três para quatro vias por sentido entre o Centro Sul e a Universidade Nova, numa extensão de 3,9 quilómetros. A obra tem início no próximo dia 2 de outubro e conclusão prevista até maio de 2025.

O anúncio foi feito por João Portela, representante da Baixo Tejo (subconcessionária da Infra-estruturas de Portugal responsável pela gestão de um conjunto de vias na margem sul do Tejo, entre as quais o IC20), durante a reunião da Câmara Municipal de Almada que decorreu esta segunda-feira, dia 18 de setembro.

“Temos que dar cumprimento a uma obrigação que advém do nosso contrato, que prevê que quando as vias atingem um determinado limite de fluxo de tráfego têm que ser alargadas, recebendo um aumento no número de vias”, adiantou o responsável.

- PUBLICIDADE -
referencia

De acordo com João Portela, a estrada conhecida como a via rápida da Costa da Caparica terá atingido um tráfego médio diário anual superior a 60 mil veículos por dia, o que justifica a intervenção, que será dividida em oito fases.

Com o objetivo de melhorar o acesso a Lisboa, a obra prevê ainda o aumento de duas para três vias na saída da rotunda do Centro Sul para o ramo de acesso a Lisboa e ainda a construção de um novo ramo de acesso no sentido Costa – Almada, sendo que o “loop” atual se mantém apenas para emergência e manutenção (forças policiais e de emergência, Brisa e Lusoponte).

Está ainda previsto o aumento para duas vias dos ramos de ligação do IC20 à A33 no Nó de Casas Velhas (junto à Universidade Nova) de e para Almada e a relocalização de algumas paragens de autocarro.

Presente na reunião, a presidente da autaquia Inês de Medeiros admitiu que a obra vai “criar impacto numa via que já está muito carregada”. Nesse sentido, assumiu o compromisso de garantir “alternativas para minimizar ao máximo o impacto”. 

Já a vereadora do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, deixou o alerta: “podemos continuar a acrescentar vias que não resolvemos o problema do trânsito. A única maneira de o resolver é com transportes públicos. O metro é uma via privilegiada para isso e, por isso, a extensão do metro até à Costa é absolutamente estratégica”, afirmou.

 

Foto: Bruno Marreiros

- PUBLICIDADE -
referencia

 

https://almadense.sapo.pt/mobilidade/moradores-lancam-peticao-contra-o-alargamento-do-ic20-medida-obsoleta-num-contexto-de-emergencia-climatica/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Depressão Leonardo traz ondas até 13 metros à Costa da Caparica

IPMA emitiu avisos meteorológicos de nível laranja para agitação marítima, vento forte e precipitação no...

‘Cloning Sessions’ trazem rock independente ao Cine Incrível, em Almada

"Queremos consolidar Almada como a capital do rock alternativo a sul do Tejo", sublinha...

Normalizada ligação fluvial Trafaria-Porto Brandão–Belém [atualizada]

Ligação ao Porto Brandão esteve interrompida durante parte do dia devido à acumulação de...

Cova da Piedade derrota Charneca de Caparica e confirma fase positiva

Equipas almadenses entraram em campo este domingo, 1 de fevereiro, para embates relativos à...