Transtejo: transporte de veículos Trafaria – Belém retomado, mas constrangimentos operacionais mantêm-se
Foi retomado o transporte de veículos no percurso Trafaria – Porto Brandão – Belém. Já na ligação Cacilhas – Cais do Sodré, mantêm-se os constrangimentos operacionais, continuando em uso o horário provisório.
Foi retomado este domingo, dia 17 de setembro, o transporte de veículos na carreira fluvial entre a Trafaria e Belém, depois de 13 dias suspenso. O anúncio do restabelecimento do serviço regular nesta ligação foi feito pela Transtejo na sua página oficial. A interrupção iniciara-se a 4 de setembro, “por motivos técnicos”.
Mantêm-se, contudo os “constrangimentos operacionais” na base do ajuste de horários atualmente em vigor no transporte fluvial entre Cacilhas (Almada) e o Cais do Sodré (Lisboa), pelo que a transportadora anunciou também o prolongamento dos horários reduzidos pelo menos até ao próximo dia 29 de setembro.
Numa nota publicada no site oficial, a empresa informa que continuará em vigor o horário provisório, com ligações marcadas aproximadamente a cada 15 minutos em hora de ponta. A partir das 20h45, a ligação passa a realizar-se de 30 em 30 minutos.
O horário provisório começou a ser aplicado no final de maio, tendo desde aí sendo registadas perturbações em todas as semanas. Exceptua-se apenas a semana da Jornada Mundial da Juventude, em que foram realizadas as carreiras previstas.
Recorda-se aos utentes da Transtejo que podem consultar os horários em tempo real através do separador Próximas Partidas na página do site oficial da operadora, ou através da aplicação TTSL.
A informação chega numa altura em que a presidente do conselho de administração da Transtejo informa de que os novos navios elétricos começarão a operar, “se tudo correr bem”, na segunda metade de 2024, segundo adianta a agência Lusa. Alexandra Ferreira de Carvalho falou ainda de constrangimentos ao nível dos recursos humanos, tendo a empresa perdido 14% dos seus trabalhadores nos últimos 10 anos.
Já é possível viajar no metro de Almada com a aplicação MB Way