10.7 C
Almada

Autarcas de Almada e Oeiras querem ligação fluvial entre a Trafaria e Algés

Os dois municípios comprometeram-se a colaborar na elaboração de uma proposta conjunta a apresentar à AML e ao Governo, com vista ao lançamento de uma nova ligação fluvial no Tejo.

 

Os autarcas de Almada e de Oeiras defendem a criação de uma nova ligação fluvial entre a Trafaria e Algés, com o objetivo de dar resposta à “necessidade de melhorar a ligação entre margens e reduzir o tráfego rodoviário na Ponte 25 de Abril”, informou a Câmara Municipal de Almada (CMA), em comunicado.

O compromisso foi assumido esta segunda-feira, dia 2 de junho, durante uma reunião que juntou a presidente da CMA, Inês de Medeiros, o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, e a presidente da Transtejo, Alexandra Carvalho, que decorreu nos Paços do Concelho, em Almada.

A criação desta nova ligação fluvial visa “corresponder aos diferentes projetos de mobilidade previstos atualmente na Área Metropolitana de Lisboa (AML)”, nomeadamente, do lado de Almada, a expansão do Metro Sul do Tejo até à Costa da Caparica e à Trafaria. Em Oeiras, a proposta articula-se com a extensão do elétrico 15 ao Jamor e com o desenvolvimento do metro ligeiro de superfície Linha Intermodal Ocidental Sustentável (LIOS), que vai ligar Alcântara a Algés, com prolongamentos previstos até à Reboleira (concelho da Amadora) e ao Colégio Militar (concelho de Lisboa).

trafaria-silos
Autarcas querem uma nova ligação ligação fluvial entre as duas margens. Maria João Morais / Almadense

Os municípios de Almada e Oeiras comprometeram-se a “trabalhar em parceria no curto prazo, no sentido de elaborar uma proposta conjunta a apresentar à AML e ao Governo”, pode ler-se em comunicado.

- PUBLICIDADE -

A reativação do terminal fluvial de Algés tem sido uma reivindicação de várias associações ambientais, que defendem a necessidade de reforçar a oferta de transporte público entre as margens do rio Tejo. Estas entidades consideram que a melhoria do serviço fluvial, incluindo a reabertura do terminal de Algés, constitui uma alternativa mais sustentável e eficaz face à proposta de construção de um túnel entre a Trafaria e Algés, cuja viabilidade e impacto ambiental têm gerado preocupação.

Governo aprova pacote rodoviário que inclui estudo para o túnel Trafaria – Algés

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Almada em alerta devido à depressão Ingrid: acesso aos esporões da Costa de Caparica interdito

Efeitos da tempestade sentidos até domingo. Circulação no paredão da Costa da Caparica desaconselhada,...

Ligação fluvial Trafaria–Algés deverá arrancar em 2027

Transtejo/Soflusa concluiu estudos para a nova rota no Tejo entre a Trafaria e Algés....

Ena Pá 2000 regressam a Almada para concerto no Cine Incrível (com data extra)

Almada recebe o primeiro concerto dos Ena Pá 2000 após as eleições presidenciais, com...

Utentes questionam Fertagus sobre compra de novas carruagens

Composições sobrelotadas e falta de informação levam Comissão de Utentes a exigir esclarecimentos à...