Os autarcas de Almada e de Oeiras defendem a criação de uma nova ligação fluvial entre a Trafaria e Algés, com o objetivo de dar resposta à “necessidade de melhorar a ligação entre margens e reduzir o tráfego rodoviário na Ponte 25 de Abril”, informou a Câmara Municipal de Almada (CMA), em comunicado.
O compromisso foi assumido esta segunda-feira, dia 2 de junho, durante uma reunião que juntou a presidente da CMA, Inês de Medeiros, o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, e a presidente da Transtejo, Alexandra Carvalho, que decorreu nos Paços do Concelho, em Almada.
A criação desta nova ligação fluvial visa “corresponder aos diferentes projetos de mobilidade previstos atualmente na Área Metropolitana de Lisboa (AML)”, nomeadamente, do lado de Almada, a expansão do Metro Sul do Tejo até à Costa da Caparica e à Trafaria. Em Oeiras, a proposta articula-se com a extensão do elétrico 15 ao Jamor e com o desenvolvimento do metro ligeiro de superfície Linha Intermodal Ocidental Sustentável (LIOS), que vai ligar Alcântara a Algés, com prolongamentos previstos até à Reboleira (concelho da Amadora) e ao Colégio Militar (concelho de Lisboa).

Os municípios de Almada e Oeiras comprometeram-se a “trabalhar em parceria no curto prazo, no sentido de elaborar uma proposta conjunta a apresentar à AML e ao Governo”, pode ler-se em comunicado.
A reativação do terminal fluvial de Algés tem sido uma reivindicação de várias associações ambientais, que defendem a necessidade de reforçar a oferta de transporte público entre as margens do rio Tejo. Estas entidades consideram que a melhoria do serviço fluvial, incluindo a reabertura do terminal de Algés, constitui uma alternativa mais sustentável e eficaz face à proposta de construção de um túnel entre a Trafaria e Algés, cuja viabilidade e impacto ambiental têm gerado preocupação.
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Esperemos que avance esta proposta e esqueçam de vez a cretinice de esbanjar recursos num túnel rodoviário.