Empresa responsável pela gestão da mobilidade em Almada alcançou em 2022 um resultado positivo de 26 mil euros.
A Wemob, empresa responsável por gerir o estacionamento em Almada, regressou aos resultados positivos em 2022, ano em que alcançou um lucro de 26 mil euros. A informação foi avançada por Filipe Pacheco, vereador responsável pela Wemob na autarquia de Almada, durante a reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 24 de abril, que aprovou as contas da empresa de mobilidade. A proposta contou com seis votos a favor (da maioria PS-PSD), e cinco contra (dos vereadores da CDU e do Bloco de Esquerda).
O resultado da antiga Ecalma representa, para o autarca, “uma alteração grande de paradigma” em relação aos últimos anos, durante os quais a empresa municipal acumulou elevados prejuízos. “A Wemob passou por um período algo conturbado durante a pandemia, semelhante a todas as empresas de mobilidade com atividade semelhante”, reconheceu Filipe Pacheco.
Recorde-se que em 2020 a Wemob registou fortes quebras na receita, que culminaram num resultado líquido de 770 mil euros negativos. Em 2021, a empresa conseguiu reduzir o prejuízo, registando ainda assim um resultado negativo de 152 mil euros. Em ambos os anos, a Câmara de Almada foi levada a efetuar transferências com o mesmo valor para compensar as perdas.
Em 2022, o regresso aos resultados positivos ficou a dever-se a “uma gestão rigorosa das prioridades”, afirmou Filipe Pacheco, destacando nomeadamente a “retoma em pleno da atividade de recolha dos veículos em fim de vida”. O autarca admitiu, no entanto, que “há muito ainda a fazer”, adiantando que um dos principais desafios que a empresa tem pela frente é a implementação do “novo regulamento de estacionamento”, que esteve no ano passado em consulta pública.
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