12.6 C
Almada

Preços das casas em Almada ultrapassam os 2500 euros por metro quadrado

Valor de compra e venda de habitação no concelho de Almada apresenta um aumento de 12% face ao período homólogo. Compradores estrangeiros pagam mais 400 euros por metro quadrado do que os compradores nacionais.

 

Os preços das casas continuam a subir em Almada. De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) consultados pelo ALMADENSE, relativos ao terceiro trimestre de 2023, o valor mediano pago em Almada por metro quadrado é de 2510 euros. Tal representa um aumento de 12,2% face ao período homólogo, em que o metro quadrado estava a ser vendido por 2237 euros.

Desta forma, se há um ano um apartamento T2 de 80 metros quadrados apresentava um valor de cerca de 180 mil euros, o mesmo imóvel aproxima-se agora dos 200 mil euros. Comparando com o mesmo período de 2019, quando o preço médio da habitação se situava em Almada nos 1530 euros por metro quadrado, o aumento é ainda mais expressivo: 64%.

Com os preços ainda a subir de forma acelerada, Almada contraria a tendência de desaceleração já sentida em municípios como Lisboa ou Oeiras. Na capital, verificou-se mesmo uma descida dos valores no último trimestre, custando o metro quadrado menos 108 euros do que no segundo trimestre de 2023. Quando comparado com o período homólogo, porém, o valor de Lisboa apresenta uma subida de 7%.

- PUBLICIDADE -
referencia

Comparando com outras cidades da Área Metropolitana de Lisboa (AML), concluímos que Almada é hoje a quinta cidade mais cara: acima estão apenas Lisboa, com o valor de 4167 euros por metro quadrado, Cascais, nos 4045 euros, Oeiras, com 3216 euros, e Odivelas, com 2575 euros. 

Fora da AML, os preços de Almada apenas são superados pelos praticados no Porto, no Algarve e no Funchal. Já colocando lado a lado os preços de Almada e a mediana nacional de 1641 euros, verificamos que se situam 869 euros acima, o que corresponde a uma diferença de 53%.

O aumento sentido em Almada está em linha com outras cidades da Área Metropolitana de Lisboa, como o Seixal, que mostra um aumento de 11% face ao período homólogo, Odivelas ou Amadora.

O relatório do INE indica ainda que os compradores estrangeiros pagaram, no terceiro trimestre de 2023, mais 391 euros por metro quadrado do que os compradores nacionais em Almada. Em Lisboa a diferença é maior, chegando aos 1788 euros, e em Cascais chega aos 1246 euros. A nível nacional, pode verificar-se que os compradores estrangeiros estão a adquirir casas mais caras, sendo o valor mediano por metro quadrado de 2337 euros, mais 796 do que o dos compradores nacionais. 

 

Foto: Bruno Marreiros

 

- PUBLICIDADE -

https://almadense.sapo.pt/habitacao/almada-lanca-concurso-para-construcao-de-52-fogos-no-monte-de-caparica/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Circulação interditada na zona ribeirinha da Trafaria

Risco de cheia leva ao encerramento da frente ribeirinha. Junta de Freguesia pede prudência...

Retomada ligação fluvial entre Porto Brandão e Belém [atualizada]

Os veículos Classe A (motorizadas) e os veículos Classe B (motos) podem ser transportados,...

Ponte 25 de Abril encerrada a motociclos e viaturas com capotas de lona devido ao vento

Medida foi adotada esta quinta-feira por razões de segurança. Túnel de acesso de Almada...

Seis famílias realojadas em Almada devido ao mau tempo

Frentes ribeirinhas e marítimas e estado de fragilidade das arribas são as principais preocupações...