14.6 C
Almada

Câmara de Almada quer começar a realojar moradores do Segundo Torrão no próximo ano

Solução de realojamento vai passar pela construção de habitações em terrenos da Câmara espalhados um pouco por todo o concelho de Almada.

 

A Câmara Municipal de Almada (CMA) vai recorrer à construção de habitações para realojar os moradores do bairro do Segundo Torrão (na Trafaria) a partir do próximo ano. “Aquilo que estamos a preconizar neste momento é a construção”, que será feita em lotes de terreno urbanizado pertencentes à Câmara “espalhados um pouco por todo o município”, anunciou Teodolinda Silveira, vereadora na CMA com o pelouro da Habitação, em entrevista ao ALMADENSE.

“Achávamos que poderíamos fugir a isso, porque estávamos convencidos que poderíamos encontrar uma resposta de casas no mercado e seria essa a nossa primeira opção. Mas percebemos que, com a quantidade de pessoas ainda nessa situação de extrema precariedade, não iríamos conseguir, pelo que vamos efetivamente construir, no âmbito da Estratégia Local de Habitação”, explicou a responsável.

Atualmente, mais de três mil pessoas vivem em condições precárias no Segundo Torrão, bairro que começou a nascer de forma clandestina há mais de 40 anos junto ao rio Tejo.

- PUBLICIDADE -

Há muito aguardado, o realojamento dos habitantes daquele que é o maior bairro degradado do concelho de Almada poderá finalmente ter início no decurso de 2021. “Gostaríamos de estar em condições de começar a realojar no decorrer do próximo ano”, informou, por sua vez, Manuela Gonçalves, chefe de Divisão da Habitação da autarquia. A responsável não avançou com uma data para a conclusão do processo, que irá contar com financiamento procedente do programa do Governo 1º Direito.

Em estudo está ainda a possibilidade de instalar no mesmo terreno ofertas diferentes: “realojamento, oferta acessível e eventualmente venda a custos controlados”, uma vez que o objetivo é “fazer uma miscigenação” populacional, explicou ainda a vereadora.

A entrevista completa com Teodolinda Silveira e Manuela Gonçalves poderá ser lida esta sexta-feira no ALMADENSE. O projeto Almada Poente, o novo regulamento de atribuição de habitação Habit’Almada ou a situação habitacional nos bairros sociais do concelho são alguns dos temas em destaque.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/efeitos-da-pandemia-refood-almada-apoia-cada-vez-mais-familias/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...

SMAS Almada com orçamento de 39,8 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 26 de janeiro.   Os...

Cova da Piedade goleia e soma segunda vitória consecutiva

Equipas de Almada voltaram a entrar em campo este fim de semana, somando dois...

Almada integra programa ‘Menos Ruído’ para isolar casas afetadas pelo aeroporto

Protocolo prevê financiamento de 10 milhões de euros para obras em edifícios expostos ao ruído, protegendo direito ao descanso e qualidade de vida