14.9 C
Almada

Almada vai construir 130 fogos de habitação na Costa da Caparica

Empreitada será lançada no âmbito do acordo-quadro feito com a Área Metropolitana de Lisboa. Paralelamente, a Câmara de Almada tem também em curso quatro candidaturas para reabilitação do parque habitacional municipal.

 

A Câmara Municipal de Almada (CMA) prepara-se para lançar o concurso para o projeto de arquitetura de cerca de 130 fogos de habitação, que serão construídos na faixa urbana das Terras da Costa, na Costa da Caparica. O anúncio foi feito pela presidente da autarquia, Inês de Medeiros, durante a reunião camarária realizada esta segunda-feira, dia 20 de fevereiro.

“Vai ser feito no âmbito do acordo-quadro com a Área Metropolitana de Lisboa (AML). A nossa esperança é que esse acordo permita uma maior rapidez no lançamento do concurso”, afirmou a autarca.

Trata-se “um projeto previsto no âmbito da Estratégia Local de Habitação” do município, acrescentou o vereador com o pelouro da Habitação, Filipe Pacheco.

- PUBLICIDADE -

A informação foi transmitida na sequência da intervenção da vereadora da CDU, Maria das Dores Meira, que solicitou ao Executivo municipal um ponto de situação relativo à habitação no concelho.

Em resposta, Inês de Medeiros informou também que se encontra concluído o projeto de arquitetura para os 95 fogos de habitação a custos controlados, onde serão alojados os moradores que habitavam as casas por cima da vala do Segundo Torrão, na Trafaria. A construção ascende a 10 milhões de euros e será financiada através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Estamos a finalizar as peças para o lançamento da empreitada”, adiantou a autarca, recordando que se trata de quatro lotes em diferentes zonas do concelho, com o objetivo de “não criar guetos”. Já Filipe Pacheco, acrescentou que o lançamento do concurso deverá acontecer ainda este ano.

Paralelamente, também o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) vai lançar em breve mais procedimentos para a construção de habitação acessível na zona do Monte da Caparica, no âmbito do novo Plano Integrado de Almada. “As coisas estão a avançar, temos a esperança de que os concursos corram bem”, disse Inês de Medeiros.

 

Reabilitação do parque habitacional em curso

Em simultâneo, a Câmara de Almada tem estado também a “adquirir alguns edifícios”, estando a preparar-se para lançar o projeto para a requalificação total de um edifício municipal situado na rua Febo Moniz, na freguesia do Feijó. 

Além disso, também no âmbito do PRR, a autarquia tem neste momento em curso “quatro grandes candidaturas para a reabilitação do parque habitacional municipal, que também fazem parte da Estratégia Local de Habitação”, avançou Inês de Medeiros. “Queremos reabilitar o parque habitacional porque a maioria está num estado degradado”, acrescentou Filipe Pacheco.

- PUBLICIDADE -
referencia

Ao mesmo tempo, o município está “a finalizar a identificação de lotes vazios onde se possam lançar mais projetos de construção” e “a exercer direitos de preferência para adquirir imóveis”.

 

https://almadense.sapo.pt/habitacao/almada-tem-quase-9-mil-casas-vazias/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...