Almada lança concurso para projeto de 95 habitações municipais

Primeiro concurso para construção de habitação social em Almada em vários anos será financiado com recurso aos fundos do PRR.

 

A Câmara Municipal de Almada aprovou esta segunda-feira, dia 21 de fevereiro, o lançamento de um concurso público para a elaboração do projeto com vista à construção de 95 fogos de habitação social, que deverão servir nomeadamente para o realojamento de habitantes do bairro do Segundo Torrão, na Trafaria.

Trata-se do primeiro concurso destinado à construção de habitação social lançado em Almada em vários anos, sublinhou o vereador com o pelouro da Habitação, Filipe Pacheco. “Este concurso é muito importante e a Câmara tem que se congratular. A verdade é que nos últimos anos não temos construído habitação municipal a custos controlados. Estamos a fazê-lo agora”, assinalou o autarca, durante a reunião camarária realizada esta segunda-feira.

Aprovado por unanimidade, o concurso diz respeito à conceção do projeto dos 95 fogos, que serão divididos em quatro lotes, num investimento de 864 mil euros.

- PUBLICIDADE -
Piaget-MREC

Quanto à construção das habitações —cujo montante ascende a 10 milhões de euros—, será financiada através de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e deverá estar pronto em três anos. “O nosso objetivo é termos financiamento do PRR para a totalidade dos 95 fogos”, avançou Filipe Pacheco.

O processo de construção de habitação social em Almada insere-se na Estratégia Local de Habitação, que prevê o realojamento dos residentes em territórios de intervenção prioritária, nomeadamente o Segundo Torrão (na Trafaria) e as Terras de Lelo e Abreu (na Costa da Caparica).

Previsto há vários anos, o processo de realojamento destes moradores acabou por sofrer sucessivos atrasos. Depois de procurar uma solução através da aquisição de casas no mercado, a Câmara de Almada optou pelo recurso à construção de habitação, que pretende financiar através de candidaturas a fundos estatais e comunitários, explicou a vereadora Teodolinda Silveira numa entrevista recente concedida ao ALMADENSE.

 

https://almadense.sapo.pt/habitacao/almada-tem-quase-9-mil-casas-vazias/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
TML-anuncio

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE
half page_300x600

Artigos Relacionados

Executivo de Almada enfrenta moção de censura na Assembleia Municipal

Moção tem garantido o voto favorável do Chega e da Iniciativa Liberal. Já o Partido Socialista, anunciou que votará contra, acusando a oposição de estar a "instrumentalizar politicamente" a situação.

Reservas de água em Almada recuperam para 55%, segundo atualização dos SMAS

O novo painel informativo passa a apresentar apenas os valores globais das reservas de água no concelho, deixando de ser possível consultar os níveis de reserva nas várias Áreas de Influência de Reservatório (AIR).

“O Rei da Farândola” eleito Espetáculo de Honra 2026 pelo público no Festival Almada

Espetáculo protagonizado pelo cantor e ator Ángel Ruiz, apresenta uma viagem ao século XVII espanhol. Regressa ao Festival de Almada em 2027.

Casa da Cerca em Almada inaugura quatro exposições de arte contemporânea

A Casa da Cerca inaugura este sábado, 18 de julho, uma nova temporada de exposições, reunindo quatro propostas de arte contemporânea que ocuparão diferentes espaços do centro até novembro.