14 C
Almada

Almada lança concurso para projeto de 95 habitações municipais

Primeiro concurso para construção de habitação social em Almada em vários anos será financiado com recurso aos fundos do PRR.

 

A Câmara Municipal de Almada aprovou esta segunda-feira, dia 21 de fevereiro, o lançamento de um concurso público para a elaboração do projeto com vista à construção de 95 fogos de habitação social, que deverão servir nomeadamente para o realojamento de habitantes do bairro do Segundo Torrão, na Trafaria.

Trata-se do primeiro concurso destinado à construção de habitação social lançado em Almada em vários anos, sublinhou o vereador com o pelouro da Habitação, Filipe Pacheco. “Este concurso é muito importante e a Câmara tem que se congratular. A verdade é que nos últimos anos não temos construído habitação municipal a custos controlados. Estamos a fazê-lo agora”, assinalou o autarca, durante a reunião camarária realizada esta segunda-feira.

Aprovado por unanimidade, o concurso diz respeito à conceção do projeto dos 95 fogos, que serão divididos em quatro lotes, num investimento de 864 mil euros.

- PUBLICIDADE -
expo-fct

Quanto à construção das habitações —cujo montante ascende a 10 milhões de euros—, será financiada através de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e deverá estar pronto em três anos. “O nosso objetivo é termos financiamento do PRR para a totalidade dos 95 fogos”, avançou Filipe Pacheco.

O processo de construção de habitação social em Almada insere-se na Estratégia Local de Habitação, que prevê o realojamento dos residentes em territórios de intervenção prioritária, nomeadamente o Segundo Torrão (na Trafaria) e as Terras de Lelo e Abreu (na Costa da Caparica).

Previsto há vários anos, o processo de realojamento destes moradores acabou por sofrer sucessivos atrasos. Depois de procurar uma solução através da aquisição de casas no mercado, a Câmara de Almada optou pelo recurso à construção de habitação, que pretende financiar através de candidaturas a fundos estatais e comunitários, explicou a vereadora Teodolinda Silveira numa entrevista recente concedida ao ALMADENSE.

 

https://almadense.sapo.pt/habitacao/almada-tem-quase-9-mil-casas-vazias/

Apoie o jornalismo local independente

Caro leitor, o seu apoio é fundamental para garantir que o jornal ALMADENSE pode continuar a informar a comunidade com rigor e isenção. Contribuir financeiramente para a sustentabilidade do jornal é uma forma de assegurar que temas relevantes para o nosso concelho continuam a receber cobertura de forma honesta e imparcial, sem influências externas. Cada donativo é importante para nos ajudar a financiar este trabalho e dar voz às histórias que merecem ser contadas. Contamos consigo para continuar esta missão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Jovem atleta da Costa da Caparica conquista o ouro na World Cup de Jiu Jitsu

Com apenas 13 anos, Laura Ribeiro conquistou a competição que decorreu no passado fim-de-semana,...

“Ligue Antes, Salve Vidas”: 55% dos contactos para SNS24 em Almada atendidos em centros de saúde

Iniciativa foi implementada no concelho há seis meses, visando aliviar a pressão sobre os...

Salvador Martinha apresenta “Aura Super Jovem” em Almada a 3 de maio

Humorista de 41 anos reflete sobre a vida e a profissão no seu primeiro...

Número de beneficiários da Refood em Almada aumentou 15% em 2024

Projeto que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e ajudar famílias carenciadas tem...