15 C
Almada

Empresa prepara-se para iniciar produção de testes à covid-19 em Almada

Dispositivo portátil desenvolvido pela empresa Stab Vida (sedeada no Madan Parque, em Almada), vai permitir realizar testes à covid-19 em apenas 30 minutos. 

 

“Cabe na palma de uma mão”, começa por explicar Gonçalo Dória, um dos criadores do Doctor Vida, um aparelho portátil, de simples utilização, que permite fazer a deteção da covid-19 em apenas 30 minutos.

Atualmente em fase de validação, o inovador dispositivo foi desenvolvido pela Stab Vida, empresa sedeada no Madan Parque, situado na Caparica, concelho de Almada.

Ao fazer um diagnóstico rápido, o dispositivo permite “reduzir ao máximo o risco de contaminação” com o novo coronavírus, uma vez que elimina vários intervenientes na fase de teste, destaca Gonçalo Dória, em declarações ao ALMADENSE. Ao mesmo tempo, a utilização do Doctor Vida possibilita também “uma rápida tomada de decisões, nomeadamente o isolamento profilático dos pacientes”, fundamental na contenção da propagação do vírus, acrescenta o project manager da Stab Vida. A empresa de tecnologia e genética contou ainda com a colaboração da Vision Volt (também sedeada na Caparica), no que diz respeito ao desenvolvimento da parte eletrónica do dispositivo.

- PUBLICIDADE -

A fiabilidade dos resultados do pequeno aparelho está agora a ser testada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), cuja documentação será posteriormente submetida para aprovação no Infarmed.

Finalizado processo de validação, terá início o fabrico dos dispositivos na incubadora de empresas situada na Caparica. O arranque da produção do Doctor Vida no Madan Parque é possível graças ao licenciamento, obtido no início deste mês, para atividade industrial necessário para o fabrico de produtos tecnológicos nas instalações do parque de ciência e tecnologia. Posteriormente, começará a comercialização do aparelho, que poderá ser utilizado tanto em Portugal como em outros países.

 

https://www.almadense.pt/festival-de-teatro-de-almada-regressa-em-julho/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Kristin

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...

SMAS Almada com orçamento de 39,8 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 26 de janeiro.   Os...

Cova da Piedade goleia e soma segunda vitória consecutiva

Equipas de Almada voltaram a entrar em campo este fim de semana, somando dois...