7.6 C
Almada

Arranca participação pública sobre expansão do metro à Costa da Caparica e Trafaria

Traçado em estudo tem uma extensão de 7,16 quilómetros e pretende ligar o campus da NOVA FCT à Estação Fluvial da Trafaria em 19 minutos.

 

A primeira fase de participação pública do projeto de expansão do Metro Transportes do Sul (MTS) à Costa da Caparica e à Trafaria vai avançar nas próximas semanas.

De acordo com um comunicado conjunto emitido pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), Câmara Municipal de Almada e Metropolitano de Lisboa, já estão concluídos os primeiros estudos relativos ao plano de expansão da linha 3 do metro de superfície, que irá ligar o campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova à Estação Fluvial da Trafaria em apenas 19 minutos.

O traçado em estudo tem uma extensão total de 7,16 quilómetros, que inclui dez novas estações: Pêra, Várzea de Pêra (com ligação ao Funchalinho), Centro da Costa da Caparica, Parque Urbano da Costa da Caparica, Santo António, São João, São Pedro, Madame Faber/Matas Nacionais, Bombeiros Voluntários da Trafaria e Estação Fluvial da Trafaria.

- PUBLICIDADE -

O percurso vai ainda criar duas novas interfaces de transportes: uma no centro da Costa da Caparica e outra junto à Estação Fluvial da Trafaria.

Além disso, o “projeto prevê a requalificação de espaços públicos ao longo do canal, bem como a criação de um percurso dedicado à mobilidade ativa (pedonal e ciclável), articulado com as ligações previstas ao nível da Rede Ciclável Concelhia”, informam as entidades.

 

Proposta apresentada em três fases

Assim, a apresentação pública do plano arranca no próximo dia 10 de fevereiro, às 18h, dia em que será dada a conhecer a proposta de extensão do MTS, incluindo o traçado proposto e as suas especificadas técnicas. A sessão vai decorrer no Auditório do Uninova, no campus da NOVA FCT.

Seguem-se duas sessões de participação pública no concelho de Almada, destinadas à recolha de contributos por parte das comunidades locais. A primeira tem lugar no dia 20 de fevereiro no Casino da Trafaria às 18h30 e a segunda está marcada para o dia 21 de fevereiro nas instalações do Inatel, na Costa da Caparica, também às 18h30.

Finalmente, os resultados e as conclusões serão apresentados numa conferência de encerramento, que terá lugar no dia 6 de março, também no Auditório do Uninova da FCT às 18h30. Todas as sessões são de acesso livre.

- PUBLICIDADE -

Para as três entidades responsáveis pelo projeto, a extensão do metro à Costa da Caparica “será um passo significativo na melhoria da mobilidade, oferecendo uma alternativa rápida, eficiente e ecológica aos habitantes e visitantes destas zonas costeiras e ribeirinhas, que potenciará a redução da dependência do transporte individual, respondendo ao compromisso de Portugal atingir a neutralidade carbónica em 2050”.

 

Carris Metropolitana implementa alterações nas linhas com ligação aos comboios Fertagus

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
run-4-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Complexo dos Desportos “Cidade de Almada” acolhe Taça de Portugal de ginástica rítmica

Competição conta com a participação de quatro clubes do concelho de Almada. Evento termina...

Almada em alerta devido à depressão Ingrid: acesso aos esporões da Costa de Caparica interdito

Efeitos da tempestade sentidos até domingo. Circulação no paredão da Costa da Caparica desaconselhada,...

Ligação fluvial Trafaria–Algés deverá arrancar em 2027

Transtejo/Soflusa concluiu estudos para a nova rota no Tejo entre a Trafaria e Algés....

Ena Pá 2000 regressam a Almada para concerto no Cine Incrível (com data extra)

Almada recebe o primeiro concerto dos Ena Pá 2000 após as eleições presidenciais, com...