13.5 C
Almada

Carris Metropolitana cresceu 17% em Almada em 2024

A linha 3022, que liga Cacilhas à Costa da Caparica, destacou-se no ano passado como a mais utilizada no concelho de Almada, com 1,6 milhões de passageiros.

 

Em 2024, a operação da Carris Metropolitana em Almada registou um aumento de 17%, tendo transportado 17,5 milhões de passageiros, ou seja, mais 2,5 milhões utentes do que no ano de 2023.

Apesar da evolução positiva, se excetuarmos Sesimbra, que apenas subiu 16% em 2024, Almada foi o concelho que menos cresceu no ano passado em número de passageiros, ficando abaixo da Moita (que subiu 42%), Palmela (41%), Cascais (36%), Montijo (35%) ou Setúbal (33%).

De acordo com os dados divulgados pela operadora no seu site oficial, entre as cerca de 70 linhas que operam no concelho de Almada, a linha 3022, que liga Costa da Caparica a Cacilhas, destacou-se como a mais utilizada em 2024, tendo transportado 1,6 milhões de passageiros entre janeiro e dezembro.

- PUBLICIDADE -
referencia

Neste contexto, o terminal localizado na Estação do Pragal registou um importante crescimento, ao alcançar mais 350 mil novos passageiros em comparação com o ano anterior, atingindo um total de 1,5 milhões de utilizadores em 2024. Este aumento representa uma subida de 30% no número de passageiros transportados.

Outro dado significativo é o número de passageiros que cruzaram o rio Tejo em 2024, ultrapassando os 10 milhões, com destaque para as ligações entre Almada e Lisboa através das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama.

Na Área 3 da Carris Metropolitana, que abrange os concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, as linhas com mais passageiros transportados foram a linha 3508 (Cacilhas – Paio Pires), com 1,7 milhões de passageiros, a linha 3022 (Cacilhas – Costa da Caparica) com 1,6 milhões e a linha 3013 (Cacilhas – Fejó (Almada Forum), com perto de 1,2 milhões passageiros.

No total, a Carris Metropolitana, iniciativa que une os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, opera sob a gestão dos Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), transportou 174 milhões de passageiros ao longo do ano de 2024.

 

Arranca participação pública sobre expansão do metro à Costa da Caparica e Trafaria

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
almacoop-anuncio

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Câmara de Almada cria “task force” para acompanhar impacto das intempéries no concelho

Autarquia já realojou cerca de 230 pessoas, admitindo que em muitos casos “não será...

Futebol: Fim de semana de eliminações para emblemas almadenses

Equipas masculinas do concelho de Almada entraram em campo no domingo, 15 de fevereiro,...

Energia eólica, isolamento biológico e saúde digital distinguidos no Programa de Empreendedorismo da NOVA FCT

“Ventus” arrecada o primeiro prémio, FungiFoam conquista o segundo lugar e o Prémio “Impacto”,...

Câmara de Almada defende declaração de situação de calamidade no concelho

Autarquia sublinha a necessidade de uma resposta prolongada para a arriba da Costa de...