13.6 C
Almada

Exposição sobre a história do cinema leva Almada ao início do século XX

Exposição patente na praça S. João Batista, no centro de Almada, conta a história do cinema e de uma das suas figuras fundadoras, Georges Méliès.

 

A história de um dos precursores do cinema é o mote para a exposição “Senhoras e senhores, o espetáculo vai começar. Georges Méliès e o cinema de 1900”, que presta homenagem àquele que foi considerado o primeiro ilusionista.

Patente entre os dias 2 e 24 de fevereiro na praça S. João Batista, em Almada, a exposição funciona num formato itinerante, dentro de um espaço de 200 metros quadrados. Aí, os participantes são transportados para o ambiente do virar do século XX, onde o cinema teve a sua origem, sob a visão de figuras da génese do cinema, como os irmãos Lumiére, Jean-Eugène Robert-Houdin, pai da magia moderna, o cinematógrafo Étienne-Jules Marey e o próprio Georges Méliès, cineasta francês ilustrador, mago, encenador, ator, cenógrafo e técnico de cinema, além de produtor, realizador e distribuidor de mais de 500 filmes entre 1896 e 1912.

O espaço inclui reproduções de aparelhos, maquetes, e cópias de fotografias, assim como a projeção de vários filmes, com especial destaque para “Le voyage dans la Lune” (1902). Este evento nasce da cooperação entre a Fundação “la Caixa” com a Cinémathèque Française, a Câmara Municipal de Almada, o BPI e o comissariado de guionista e escritor, Sergi Martín.

- PUBLICIDADE -

A exposição divide-se em três partes: uma apresentação do contexto social da vida de Georges Méliès, uma primeira abordagem à viragem do século e aos principais aspetos sociais, políticos e populares do mundo de 1900; mais à frente, os visitantes presenciarão o mundo de Méliès e a sua experiência cinematográfica propriamente dita. Finalmente, a última parte é dedicada a “Le voyage dans la Lune”. Neste ponto, aprofunda-se a forma como o cinema evoluiu desde a época de Méliès e a influência deste pioneiro na criação da linguagem cinematográfica e na conceção do cinema como espetáculo popular.

As visitas podem ser efetuadas autonomamente ou através de visitas guiadas, sempre com entrada gratuita. Cada visita, com duração aproximada de uma hora, pode ser agendada através do contacto 215 562 495.

Horários e visitas
Dias úteis
12h-13h | 16h-20h | Visitas guiadas – 17h
Fins de semana
10h -13h | 16h-20h | Visitas guiadas – 11h e 17h
Visitas escolares
Estão disponíveis visitas guiadas gratuitas para o público escolar adaptadas ao nível educativo, tendo em conta a capacidade do espaço.

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Circulação interditada na zona ribeirinha da Trafaria

Risco de cheia leva ao encerramento da frente ribeirinha. Junta de Freguesia pede prudência...

Retomada ligação fluvial entre Porto Brandão e Belém [atualizada]

Os veículos Classe A (motorizadas) e os veículos Classe B (motos) podem ser transportados,...

Ponte 25 de Abril encerrada a motociclos e viaturas com capotas de lona devido ao vento

Medida foi adotada esta quinta-feira por razões de segurança. Túnel de acesso de Almada...

Seis famílias realojadas em Almada devido ao mau tempo

Frentes ribeirinhas e marítimas e estado de fragilidade das arribas são as principais preocupações...