Quarta-feira, Maio 1, 2024
CidadeCulturaDestaqueOutros Destaques

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com visitas guiadas, música e oficinas em Almada

É já esta quinta-feira, 18 de abril, que começa a programação que celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Almada. Vai ser possível descobrir museus, música clássica e uma oficina em família – tudo com entrada gratuita.

 

Em 2024, a Câmara Municipal de Almada associa-se uma vez mais às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um programa diversificado de atividades gratuitas, visitas guiadas, momentos musicais e uma oficina para pais e bébés.

Esta quinta-feira, 18 de abril, a efeméride celebra-se com uma visita ao Castelo de Almada orientada por arqueólogos da Câmara de Almada e da Univerdade Nova, às 17h. Será uma oportunidade rara de “conhecer as origens medievais do núcleo urbano de Almada”, como indica a organização, e de apreciar a vista sobre o rio Tejo.

fct-cientistas

Já a visita guiada aos Paços do Concelho tem lugar a 20 de abril, sábado, às 10h da manhã. Da parte da tarde, decorre a visita ao Museu de Almada – Covas de Pão, onde os participantes vão descobrir as “ruas estreitas e praças pitorescas do núcleo histórico de Almada”. De seguida, às 17h, o museu acolhe um concerto de música renascentista. Já o Convento dos Capuchos, recebe uma visita orientada pelo historiador Rui Mesquita Mendes, com início marcado para as 16h e o concerto do Duo Contracello às 21h.

O último dia da iniciativa, 21 de abril, começa com oficina de brincadeira para pais e bébés às 10h, no Solar dos Zagallos. À mesma hora, descobre-se as Salgas Romanas de Cacilhas, “o mais importante testemunho da presença romana no concelho de Almada”. Às 15h, há composições no feminino para descobrir no Solar.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído a 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS. Tem como objetivo alertar o público para a necessidade de proteger o património, cuja extrema relevância na preservação da memória histórica é, muitas vezes, esquecida. Celebrando este dia, promove-se o contacto dos cidadãos com a sua própria identidade, através da visita a museus e locais emblemáticos.

Todas as iniciativas são gratuitas, com inscrição prévia obrigatória através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt. Conheça aqui o programa completo.

 

Festival de Música dos Capuchos 2024 celebra a Revolução dos Cravos

fct-cientistas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *