12.4 C
Almada

Requalificação do Largo de Cacilhas adjudicada por 2,4 milhões

Foi aprovada a reabilitação do Largo de Cacilhas, que prevê a musealização das antigas salgas romanas de peixe. Objetivo é “promover a fruição da zona ribeirinha”.

 

A Câmara Municipal de Almada aprovou esta segunda-feira a adjudicação da empreitada de requalificação do largo de Cacilhas, que inclui a criação de um museu na antiga fábrica romana de salga de peixe.

O objetivo é criar um circuito turístico à beira-Tejo, dotando Cacilhas de um polo museológico que integra também a Fragata D. Fernando II e Glória e o submarino Barracuda, de forma a “promover a fruição da zona ribeirinha e potenciar a dinamização da economia local”, adianta a autarquia.

Com um prazo estimado de 300 dias, a obra irá avançar com a adjudicação da empreitada à empresa Extraco Construccións e Proxectos, por 2,4 milhões de euros.

- PUBLICIDADE -
referencia

De acordo com a Câmara de Almada, o projeto “contempla a execução de novos pavimentos rodoviários e viários, novas ligações para as infraestruturas de iluminação pública, abastecimento de águas, equipamentos, mobiliário urbano, deslocalização do quiosque e das instalações sanitárias públicas e a redefinição de um novo paisagismo”.

Também será reconfigurada a rotunda, estando prevista a “modelação dos passeios e espaços de permanência com pendentes suaves e ligações entre planos, através de rampas muito discretas”.

Quanto à salga romana de Cacilhas (classificada como Imóvel de Interesse Público), será alvo de musealização. A identificação dos vestígios da fábrica de salgas romana remonta a 1981, ano em que trabalhos arqueológicos colocaram a descoberto um conjunto de tanques para preparação de conservas e molhos à base de peixe junto ao estuário do rio Tejo. O complexo fabril da época romana terá funcionado entre o final do século I a.C. e o século III d.C.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/camara-de-almada-quer-instalar-servicos-municipais-no-antigo-edificio-da-antiga-edp/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Complexo dos Desportos “Cidade de Almada” acolhe Taça de Portugal de ginástica rítmica

Competição conta com a participação de quatro clubes do concelho de Almada. Evento termina...

Almada em alerta devido à depressão Ingrid: acesso aos esporões da Costa de Caparica interdito

Efeitos da tempestade sentidos até domingo. Circulação no paredão da Costa da Caparica desaconselhada,...

Ligação fluvial Trafaria–Algés deverá arrancar em 2027

Transtejo/Soflusa concluiu estudos para a nova rota no Tejo entre a Trafaria e Algés....

Ena Pá 2000 regressam a Almada para concerto no Cine Incrível (com data extra)

Almada recebe o primeiro concerto dos Ena Pá 2000 após as eleições presidenciais, com...