anuncio-farmacia-sobreda
23.4 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Ranking de Escolas em Almada: saiba em que posição está a sua escola

As escolas secundárias privadas em Almada e a nível nacional continuam a dominar a ordenação baseada nos exames de 2023, mas os alunos das duas escolas do Laranjeiro destacaram-se nos seus percursos académicos. Consulte as tabelas elaboradas pelo ALMADENSE. 

 

As escolas Básica e Secundária Francisco Simões e Prof. Ruy Luís Gomes, ambas na União das Freguesias de Laranjeiro e Feijó (Almada), são as melhores classificadas do concelho no ranking de sucesso do ensino secundário para 2023 divulgado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação esta sexta-feira. As escolas secundárias Emídio Navarro e Daniel Sampaio (Sobreda), por sua vez, ocupam os primeiros lugares das escolas públicas do ranking baseado nas notas dos exames.

Os dados divulgados pelo Ministério da Educação permitem criar listas distintas: o ALMADENSE apresenta-lhe uma ordenação que compara a média das notas das provas nacionais de todas as escolas do país (ranking dos exames); e outra que compara escolas comparáveis entre si (ranking de sucesso). Dito de outra forma, o ranking de sucesso compara escolas cujos alunos tiveram desempenhos escolares iguais antes de entrarem no novo ciclo de ensino (ou seja, os do 9.º ano antes de irem para o secundário ou os do 6.º ano antes de passarem para o 3.º ciclo), de acordo com o documento da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, de fevereiro de 2022. O ranking de sucesso pretende assim comparar alunos que tiveram um ponto de partida equivalente.

- PUBLICIDADE -
fct-escola-verao

 

Os alunos das escolas secundárias do Laranjeiro já referidas destacaram-se dos colegas de outras escolas que se encontravam nas mesmas condições no 9.º ano, porque tiveram mais sucesso a completarem o secundário nos três anos previstos (percurso direto de sucesso) – 79,55% e 75% dos alunos, respetivamente. Isto para o ranking de sucesso. No ranking dos exames, pelo contrário, estas escolas ficaram, em 2023, na segunda metade da tabela para o concelho de Almada.

Neste ranking, 25 das primeiras 30 escolas a nível nacional são públicas para o ano letivo de 2022/2023 – o oposto do que se passa com o ranking dos exames. Em Almada, as escolas privadas aparecem a meio da tabela. A Escola Secundária Emídio Navarro (em primeiro no ranking geral de Almada e 264.º no país) também caiu para os últimos lugares da tabela de sucesso tanto a nível local como nacional (533.º) quando comparada com os resultados de 2022.

O Externato Frei Luís de Sousa teve a maior queda nos indicadores de sucesso, descendo 332 lugares de 2022 para 2023 na ordenação global. Mas a descida mais significativa no ranking de sucesso em relação a 2022 é a da Escola Básica e Secundária Professor Ruy Luís Gomes que caiu 205 posições. É a descida mais relevante porque, em 2022, a escola ocupava o segundo lugar a nível nacional no que diz respeito ao indicador de sucesso.

 

Quando se passa para uma ordenação que procura comparar escolas que são comparáveis entre si para uma uma ordenação baseada nos resultados dos exames, o quadro muda de forma acentuada. Regra geral, os primeiros lugares do ranking baseado nas provas, tanto em Almada como a nível nacional, são ocupados ano após ano pelas escolas privadas. O Colégio Campo de Flores e o Externato Frei Luís de Sousa ocupam os dois primeiros lugares no município e o 33.º e o 49.º lugar a nível nacional.

- PUBLICIDADE -
fct-escola-verao

A primeira escola pública do ranking de exames em Almada é a Emídio Navarro. Mantém o primeiro lugar no ranking dos exames no concelho, apesar de apresentar a maior queda em relação aos resultados de 2022 — desceu 64 lugares a nível nacional. Seguem-se a Escola Secundária Daniel Sampaio, na Sobreda (lugar 265.º a nível nacional) e a Secundária Cacilhas-Tejo (em 318.º lugar a nível nacional). Cada uma delas subiu 52 posições no ranking.

Por sua vez, as escolas secundárias Anselmo de Andrade e Fernão Mendes Pinto apresentaram quedas no ranking de exames, descendo para 363.º e 402.º, respetivamente.

Seguem-se as escolas Prof. Ruy Luís Gomes (437.º lugar a nível nacional), Romeu Correia (441.º lugar), António Gedeão (448.º lugar), Francisco Simões (449.º) e, a fechar a tabela, a Escola Básica e Secundária de Monte da Caparica, na 454.ª posição.

O ALMADENSE apresenta-lhe os rankings do concelho e do país, usando os dados tratados e partilhados pela Rádio Renascença. A ordenação das escolas pode variar nos diferentes órgãos de comunicação consoante a metodologia usada. Na metodologia seguida pela Rádio Renascença, para o ranking de escolas só foram consideradas as escolas que realizaram, pelo menos, 100 provas das oito disciplinas com mais provas realizadas em todo o país (Matemática A, Português, e Biologia e Geologia, entre outras). No ranking de sucesso, só foram ordenadas as escolas que tinham uma amostra de, pelo menos, 15 alunos para comparar com outras escolas.

 

Em Almada, escolas com menos chumbos têm mais alunos apoiados pela ação social escolar

O Atlas da Educação, cuja última edição é de 2017, identifica os três principais fatores sócio-económicos que influenciam o desempenho dos alunos no ensino básico e secundário. O mais forte preditor dos resultados dos alunos é a percentagem de mães com habilitações de ensino superior, com uma influência positiva nos resultados. Pelo contrário, a variável com maior efeito negativo é a presença de alunos com origem imigrante, podendo justificar-se com “problemas de adaptação linguística, social e cultural destas crianças, frequentemente cumulativos com outros fatores de desvantagem, e a dificuldade do sistema educativo em lidar com esses problemas”, refere o relatório. A carência económica, é um preditor com menos força, mas ainda assim com uma potencial influência negativa nos resultados dos alunos. O Atlas da Educação foi promovido pela Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, em parceria com o CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa.

Curiosamente, as duas escolas secundárias melhor classificadas no ranking de sucesso, são simultaneamente as escolas com menor retenção (chumbos) no 12.º ano e as que têm mais alunos beneficiários da Ação Social Escolar (ASE): 38,5% dos alunos que frequentavam o 12.º ano em 2022 na Escola Básica e Secundária Prof. Ruy Luís Gomes e 28,5% na Escola Básica e Secundária Francisco Simões. Estas escolas parecem estar em contra-ciclo com o que acontece no concelho onde a taxa de retenção é maior do que a média nacional, mas a percentagem de beneficiários da ASE é ligeiramente menor.

“A escola pode fazer a diferença, como fica bem patente na identificação, quer dos concelhos, quer das escolas/agrupamentos que, não obstante os contextos socialmente desfavoráveis onde se inserem, obtêm bons resultados escolares”, nota o Atlas da Educação de 2017.

- PUBLICIDADE -
fct-escola-verao

Nestas duas escolas, as mães (e pais) dos alunos têm, em média, o menor número de anos de habilitação, cerca de 10 anos (8,8 para os pais). E este é um fator preditor importante dos resultados nos exames, tal como o ranking baseado nas provas o demonstra. Em termos globais, porém, as mães e pais dos alunos que frequentaram o 12.º ano no concelho de Almada em 2022 têm, em média, um maior número de anos de habilitação do que a média nacional.

Na Escola Secundária Daniel Sampaio, na Sobreda, as mães dos alunos do 12.º ano eram as que tinham uma média de anos de habilitação mais alta do concelho, em 2022. Os resultados das provas confirmam o poder preditor da escolaridade da mãe, com a escola a ocupar o segundo lugar do ranking de escolas públicas de Almada no ano letivo 2022/2023 (265.º lugar a nível nacional). Esta escola também se destacou no ranking de sucesso (3.º lugar em Almada), com 82,31% dos alunos a concluirem o percurso direto de sucesso em 2023 (completaram o secundário em três anos) e apenas 6,2% a ficarem retidos no 12.º ano (a terceira taxa mais baixa do concelho).

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/escola-fernao-mendes-pinto-tem-o-melhor-indicador-de-sucesso-no-ensino-basico-em-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Mestrados-half

Últimas

PUBLICIDADE
subscreva-newsletter

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Almada assinala Jornadas Europeias de Arqueologia com programa gratuito

Data assinala-se este sábado, dia 14, com atividades gratuitas no município que visam promover...

“Almada de Portas Abertas” traz música, moda e tasquinhas ao centro da cidade

Animação com artes, música, bancas de gastronomia variada e um desfile de moda fazem...

Estacionamento do Parque da Paz vai ser gratuito para residentes com passe Navegante

Medida visa estimular os moradores em Almada a deixarem no parque de estacionamento o...

NOVA FCT abre inscrições para Escola de Verão 2025 com foco na ciência, engenharia e tecnologia

Aulas decorrem durante uma semana entre o final de junho e início de julho....