Metro Sul do Tejo mais perto de chegar à Costa da Caparica e Trafaria
Cerimónia de assinatura de protocolo vai contar com a presença da presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, e da Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias.
Na próxima segunda-feira, dia 15 de julho, vai ter lugar na Costa da Caparica a cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre a Câmara de Almada, o Metropolitano de Lisboa e a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), que tem por objetivo “definir os termos e condições de cooperação a estabelecer entre as partes, tendo em vista o estudo, planeamento e concretização do projeto de prolongamento do Metro Sul do Tejo até à Costa da Caparica e Trafaria, designadamente no que se refere ao seu objeto, custos, faseamento e definição do traçado”, informou o município de Almada em comunicado.
A cerimónia vai ser presidida pela presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, e contar com a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz e da Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias. “Este novo troço visa reduzir a dependência do transporte individual, respondendo assim ao compromisso de Portugal de atingir a neutralidade carbónica em 2050”, indica a autarquia.
A informação surge na sequência do anúncio, no passado mês de março, de que o Metropolitano de Lisboa era a entidade pública escolhida pelo Governo para levar a cabo os estudos, levantamentos e outros trabalhos necessários ao lançamento do procedimento de contratação do prolongamento da rede do Metro Transportes do Sul entre a Universidade (no Monte de Caparica) e a Costa de Caparica, em Almada. Na mesma altura, o Metro de Lisboa foi autorizado a investir 1,6 milhões de euros na realização do estudo.
“O projeto visa promover uma ligação rápida e estruturante entre o Campus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Costa de Caparica, estendendo-se num corredor que servirá a Trafaria, São João da Caparica, Quinta do Torrão, Quinta de Santo António e Costa de Caparica, assegurando uma melhor conetividade deste território à atual rede do Metro Sul do Tejo”, informou a Metro de Lisboa.
Desde que arrancou a operação do Metro Transportes do Sul, em 2007, nos concelhos de Almada e do Seixal, que os utentes reivindicam a expansão das linhas até à Costa da Caparica e também até ao Barreiro, tal como previsto nos planos iniciais.
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