anuncio-farmacia-sobreda
22.5 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Projeto de criação de cozinha comunitária vence Orçamento Participativo Jovem de Almada

Dotado de 30 mil euros, o projeto pretende facultar o acesso da população a refeições gratuitas, saudáveis e de qualidade, em troca de um contributo para a redução da pegada ecológica sobre o planeta.

 

A criação de uma cozinha comunitária aberta a iniciativas de empreendededorismo social foi o projeto vencedor da segunda edição do Orçamento Participativo Jovem de Almada, que este ano versou sobre a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

De nome Barracada, o projeto mais votado foi divulgado esta terça-feira, dia 20 de Julho, numa cerimónia realizada no Centro Cultural e Juvenil de Santo Amaro, no Laranjeiro, que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros. A concurso estiveram um total de 15 propostas, apresentados por jovens residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho de Almada com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos.

 

- PUBLICIDADE -

“O projeto Barracada, cuja denominação no jargão local é representativa de um conjunto de barracas, pretende recriar num espaço físico do Bairro do Raposo, o ambiente e as diversas dimensões integradas nestes elementos enraizados no nosso território”, explica a associação Lifeshaker, responsável pela apresentação da proposta.

Dotado de 30 mil euros, o projeto pretende facultar o acesso da população a refeições gratuitas, saudáveis e de qualidade, em troca de um contributo para a redução da pegada ecológica sobre o planeta. Desta forma, o Barracada irá também “contribuir localmente para a redução de problemáticas globais como a pobreza, a fome, a desigualdade e as alterações climáticas”.

Ao mesmo tempo, a associação acredita que o projeto irá permitir celebrar a diversidade cultural, facilitar a pré-incubação de negócios agroalimentares; desenvolver circuitos curtos de abastecimento alimentar; promover a saúde e bem-estar”, refere a Lifeshaker. A mesma associação já tinha também apresentado a proposta vencedora da primeira edição do Orçamento Participativo Jovem de Almada, que previa a criação de um estúdio de gravação musical no Monte da Caparica.

Promovido pela Câmara Municipal de Almada, o OPJovem tem como objetivo a promoção da cidadania junto dos mais novos, que são convidados a apresentar e a eleger os projetos que desejam para o concelho de forma aberta e democrática.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/autarquicas-sondagem-aponta-para-empate-tecnico-entre-ps-e-cdu-em-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Festas-piedade

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

“Mazel Tov” celebra oito anos do curso de teatro musical na Academia Almadense

Musical que transporta o público à Rússia Imperial será apresentado em Almada Velha entre...

Após requalificação, Casa da Cerca em Almada abre ciclo com três novas exposições

Autarquia realizou obras de requalificação da Casa da Cerca, que volta a receber o...

Concessionários da Costa da Caparica estão há dois anos sem contratos: “É a completa instabilidade”

“Se formos a concurso público com regras completamente abertas, vamos ser todos corridos”, diz...

Hélder Sousa Silva: “O PSD não deve servir de muleta a quem está na governação em Almada”

Ex-presidente da Câmara de Mafra e atualmente eurodeputado, o candidato do PSD à Câmara...