12.1 C
Almada

Nove praias da Costa da Caparica com Bandeira Azul em 2022 (mais duas do que no ano passado)

Lista das praias galardoadas foi anunciada esta quinta-feira pela Associação Bandeira Azul da Europa.

 

Nove praias na Costa da Caparica foram premiadas com a distinção de Bandeira Azul para 2022. O anúncio foi feito pela Associação Bandeira Azul da Europa esta quinta-feira, dia 28 de abril, no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em Cascais. 

As nove praias são:

  • Praia do CDS
  • Tarquínio – Paraíso
  • Praia Nova
  • Mata
  • Rainha
  • Sereia
  • São João da Caparica
  • Dragão Vermelho
  • Santo António 

Este resultado é uma melhoria em relação ao ano passado, em que apenas sete praias do concelho de Almada constavam na lista. Este ano a organização separou as praias do CDS e Santo António (antes referidas apenas como uma praia) e entre a praia do  Tarquínio e do Dragão Vermelho (também apenas uma praia no ano anterior), atribuindo uma distinção a cada praia, individualmente.

- PUBLICIDADE -

Com esta distinção, o concelho de Almada é novamente reconhecido como uma das melhores zonas balneares da Área Metropolitana de Lisboa. 

Entre os critérios de avaliação para a atribuição da bandeira azul às praias estão a presença de nadadores salvadores, a qualidade dos acessos, a qualidade da água (exemplar durante cinco anos) e a obrigatoriedade dos concessionários apostarem em projetos responsáveis socialmente (em áreas sociais e energéticas).

De acordo com os SMAS Almada, também a recente “instalação de chuveiros nas praias da Caparica e as constantes campanhas de combate às alterações climáticas”, realizada no âmbito da Gestão Integral do Ciclo Urbano da Água, desempenha um importante papel na qualidade da água das praias da Costa da Caparica, agora uma vez mais reconhecida.

No conjunto do país o número de praias premiadas com Bandeira Azul cresceu, com mais 32 zonas a serem reconhecidas. Trata-se de um número quase 15 vezes superior face ao resultado de há 25 anos.

Em 2022 o Programa Bandeira Azul assinala 35 anos desde a sua criação, e, como tal, apresenta uma estratégia que apela à consciência coletiva dos portugueses. O plano “Recuperação de Ecossistemas” pretende atacar as maiores ameaças ambientais: poluição ambiental, alterações climáticas e a perda de biodiversidade. 

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/aprovada-mocao-pela-criacao-de-uma-rede-de-bicicletas-partilhadas-em-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Casa da Cerca celebra novo ciclo com inauguração de três exposições

Mostras marcam o início de um novo ciclo expositivo no espaço cultural situado em...

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Convento dos Capuchos encerra por tempo indeterminado devido à tempestade Kristin

Câmara Municipal de Almada confirma danos no edifício e nos jardins, na sequência do...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...