Ver um espetáculo de circo e poesia, assistir a um concerto no Teatro Municipal ou visitar a Feira do Fumeiro do Laranjeiro são algumas das sugestões do ALMADENSE para a próxima semana.
Apesar do tempo chuvoso que se faz sentir, a vida cultural na cidade continua. Aproveite a semana para visitar a Feira do Fumeiro, ver concertos no Cine Incrível (que afinal vai continuar a ter música ao vivo) ou assistir ao filme sobre um dos maiores cineastas de sempre.
1. Visitar a Feira do Fumeiro, no Laranjeiro
Já arrancou no Laranjeiro a VI Feira do Fumeiro, que traz à freguesia música, animação e gastronomia. Até terça-feira de Carnaval, a Praça da Portela vai contar com variadas banquinhas com iguarias regionais, com uma vasta seleção de enchidos e queijos.
Na sexta-feira, dia 9 de fevereiro, destaque para o baile com Vítor Ginja, a partir das 20h. No sábado à mesma hora a animação fica a cargo de Ricardo Silva, enquanto no domingo Rui Terrinha abre o baile às 16h. Na segunda-feira, é a vez do duo Catarina Campos e Stone. Já na terça-feira, dia 13, há atividades para os mais novos a partir das 15h, com andas, malabarismo e bolas de equilíbrio.
No primeiro dia, o recinto abre às 15h e a feira decorre até às 22h. Nos dias 11 e 13, domingo e terça-feira, o recinto abre às 11h e fecha às 22h. Já nos dias 9, 10 e 12, o evento prolonga-se até às 23h30. A feira é organizada pela RZ Eventos, com apoio da junta de freguesia do Laranjeiro e Feijó.
2. Ver concertos no Cine Incrível – Alma Danada
Afinal, o Cine Incrível – Alma Danada vai mesmo continuar a ter concertos. Aproveite para celebrar a 9 de fevereiro, com o espetáculo de burlesco Cabaret Incrível pelas 21h30 (10 euros), a 11, domingo, com uma “Damn Session” às 17h cujos bilhetes revertem para o Cine Incrível com Orum, Epilepsia, Alienígena ou Golden Voyager (6 euros, se comprado antecipadamente, ou 8 euros à porta) ou, ainda, ouvindo um concerto solidário em que se juntarão várias vozes, na terça-feira às 20h.
3. Assistir a um concerto dos Cassete Pirata
A 10 de fevereiro, pelas 21h, a sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite recebe Cassete Pirata, banda de indie português que agora apresenta temas dos álbuns “A Montra” (2019) e “A Semente” (2021). Neste concerto, o público poderá ouvir a sonoridade única de João Firmino (voz e guitarra), Margarida Campelo e Joana Espadinha (teclados e voz), António Quintino (baixo) e João Pinheiro (bateria), que através da música questionam a sociedade e as suas desigualdades. Os bilhetes têm o valor de 15 euros e podem ser adquiridos aqui.
4. Ouvir a banda filarmónica da SFUAP em concerto
No domingo, dia 11 de fevereiro, pelas 16h, terá lugar no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça o concerto de ano novo da banda filarmónica da SFUAP. A coletividade incita todos a que “venham passar uma tarde musical agradável, celebrando assim a entrada em 2024”. Os bilhetes para o evento são gratuitos, devendo ser levantados a partir das 14h na bilheteira do Auditório. O concerto conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada.
5. Conhecer um espetáculo de circo e poesia na Incrível Almadense
Também a 11 de fevereiro, terá lugar no salão de festas da Incrível Almadense um espetáculo de poesia realizado pelos alunos do Armazém Aér(i)o, academia e companhia de novo circo. “Este espetáculo é uma homenagem à palavra e a escrita, unindo o circo e a poesia”, indica a organização. Com início marcado às 11h, as entradas para o espetáculo têm o valor de 5 euros, podendo ser reservadas através de um formulário online ou a partir do número 212750929.
6. Ver um documentário sobre Jean-Luc Godard
Às 21h de 14 de fevereiro, o Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça recebe um documentário de Cyril Leuthy sobre Jean-Luc Godard, “que deseja levar-nos além dos clichés de um mito que, por vezes, se tornou caricatural e dar-nos a conhecer um homem mais sentimental do que parece”, indica a organização. Através de um filme focado no reconhecido cineasta, será possível descobrir o homem cujo nome se confunde com o próprio cinema, dentro e para além dos seus filmes.
Os bilhetes para a sessão têm o valor de 3 euros, com desconto de 50% para jovens e seniores.
7. Viver o Carnaval em Almada (e arredores)
Para quem quer celebrar o Carnaval, são várias as sugestões por todo o município. Há concertos de Carnaval no mercado da Romeira, convívios com música e jantar na Charneca de Caparica e na Trafaria, três bailes no Feijó ou, ainda, atividades para os mais novos no Laranjeiro e no espaço cultural da Trafaria. Conheça aqui as propostas do ALMADENSE.
Se desejar receber as sugestões culturais do jornal ALMADENSE todas as semanas no seu e-mail, subscreva a nossa newsletter. Saiba como.
https://almadense.sapo.pt/cultura/cantar-abril-celebracao-artistica-e-interventiva-regressa-a-almada/