anuncio-farmacia-sobreda
14 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Moradores unem-se para dar vida nova ao Ringue das Barrocas

Quando soube da intenção de transformar o Ringue das Barrocas num parque de estacionamento, um grupo de moradores pôs mãos à obra para lhe dar uma nova vida. Agora, há aulas de patinagem, torneios de futebol e arraiais que revitalizam o espaço, unindo a comunidade.

 

O relógio marca 15h30 e o Ringue das Barrocas, em Almada, já se começa a encher de música, dança e muitas rodas. Quem observa de fora, sente a urgência das crianças, que se encontram sentadas nos bancos laterais do ringue, ao pedirem ajuda aos pais para calçarem os patins e colocarem as proteções, para se poderem encontrar com os amigos que já circulam de trotinete no recinto. Do lado oposto, vê-se um dos convidados especiais deste evento: o patinador de inline freestyle, Joazinilto Tavares, também conhecido por “Best” (e atual campeão nacional de free jump), a equipar os seus patins em linha para começar a usufruir da energia do “Gangue das Rodinhas”. No meio do ringue, rodeada por crianças de diversas idades que já percorrem o ringue de uma ponta a outra com as suas rodas, está outra convidada do evento: Madalena Brandão, ou Mad Rollerdance, nome pelo qual é mais conhecida nas redes sociais, com os seus patins e com uma coluna, para dar som aos mais pequenos e  treinar a coreografia que mais tarde irá ensinar.

Foi há cerca de um ano que a nova vida do Ringue das Barrocas, localizado na Rua Daniel Filipe, começou. Quando soube que a Câmara de Almada tinha a intenção de transformar o espaço num parque de estacionamento, um grupo de moradores pôs mãos à obra para o revitalizar.

 

- PUBLICIDADE -
equipa-barrocas
Carlos Fortes, Samuel Carvalho, Ana Lucas e Nuno Évora, membros da comunidade “Ringue das Barrocas”. João Cunha / Almadense

“Queriam transformar o ringue num parque de estacionamento e nós decidimos criar este grupo”, conta Nuno Évora, um dos organizadores da iniciativa, ao ALMADENSE. Juntos, decidiram lutar para “salvar o ringue” e abrir um novo capítulo para as Barrocas: “No próximo ano, este ringue faz 40 anos. Seria triste transformá-lo num parque de estacionamento, até porque este espaço conta muitas histórias. Daqui saíram grandes campeões nacionais como o Luís Figo, que morava nas Barrocas. Destruírem-no seria triste”, acrescenta.

À medida que os minutos passam, o ambiente enche-se com crianças de todas as idades. A mais nova é uma menina de apenas dois anos, que percorre o espaço com a sua trotinete, equipada com um capacete rosa-choque e um peluche de girafa aconchegado dentro do casaco. Pelo ringue, outras crianças exibem patins com estampados de leopardo ou capacetes com picos. Os percursos de patinagem começam a ser montados, enquanto o DJ organiza a estação de som.Best” e os seus amigos já se juntaram a Madalena para fazerem coreografias ao som de afrobeats. De patins calçados, os adultos juntam-se à diversão e dançam pelo recinto com as crianças. Já se conta cerca de 30 pessoas por todos cantos, onde acontecem diferentes atividades: enquanto alguns aprendem a patinar, outros conversam “sobre rodas”, enquanto os restantes se deixam levar pela música e pelos percursos de patinagem.

 

Patins, futebol e Santos Populares

madrollerdance-barrocas
Mad Rollerdance dinamizou uma atividade com os mais jovens. João Cunha / Almadense

Em apenas um ano, o grupo dinamizador do “Ringue das Barrocas”, constituído por cerca de dez pessoas, já realizou diversas atividades para dinamizar o ringue e o ambiente da zona. “O ringue estava muito degradado. Hoje em dia, já tem mais limpeza, porque temos investido bastante nisso. O nosso grupo tem tentado dar algum dinamismo ao ringue com atividades, como o Gangue das Rodinhas, que fazemos regularmente, o torneio de futebol ou o arraial nos Santos Populares. A nossa ideia é dar vida ao ringue e atrair a comunidade para fazer exercício e usufruir do recinto, que é particularmente bonito e aconchegante, uma vez que fica dentro dos prédios”, explica Samuel Carvalho, outro dos elementos do grupo impulsionador da iniciativa, ao ALMADENSE.

Envolvido por quatro prédios, o ringue das Barrocas é agora um lugar cheio de vida. Apesar de ter ainda um aspeto desgastado, o espaço funciona agora como um ponto de encontro para os vizinhos, que traz convívio e animação não só aos que por lá circulam, como a todos aos curiosos que se encontram às janelas, atraídos pela música e pelas atividades. O cenário contrasta com o passado recente, quando o ringue era um local abandonado e sem movimento, recordam Nuno e Samuel. “No início, alguns moradores ficaram desconfiados porque achavam que as pessoas que vinham para aqui só faziam barulho. Hoje em dia, apoiam, vêm à janela, passam por nós na rua e agradecem. Já não há barulho à noite nem drogas. Agora existe outro tipo de movimento”, conta Nuno Évora.

Às 16h, depois do lanche das crianças, o ringue inteiro pára e junta-se no centro para participar na atividade que Mad Rollerdance traz a esta sessão do “Gangue das rodinhas”. Filhos, pais, pessoas de todas as idades, estão prontos para participar na coreografia sobre rodas que cobre todo o recinto. A atividade segue o mote que a iniciativa tem, o envolvimento da comunidade, como existia antigamente: “Quando éramos jovens, havia muitas pessoas mais velhas, do Clube Recreativo Barroquense, que dinamizavam o ringue. Agora chegou a nossa vez de contribuir e fazer acontecer”, relata Samuel. Ao cooperarem para a revitalização do ringue, não só estão a conservar o passado, como a “construir o futuro”, acreditam. No entanto, o futuro ainda precisa de ajuda, ressalvam.

- PUBLICIDADE -

 

Requalificação para breve

best-barrocas
O patinador Joazinilto Tavares, também conhecido por “Best”, participou nas atividades sobre rodas. João Cunha / Almadense

Já sem tinta e desgastados, os muros, as redes e o chão do ringue refletem décadas sem uso e cuidado. Apesar do grupo já ter organizado várias ações de limpeza, o recinto ainda precisa de uma reabilitação mais aprofundada.

Depois de reuniões com representantes da Câmara de Almada e da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, o plano de requalificação foi aprovado e está em marcha, estando previsto para as próximas semanas a pintura do ringue e das paredes envolventes.

Enquanto aguardam pela renovação do ringue, os moradores aproveitam o que o espaço tem para oferecer. Terminada a atividade dinamizada por Mad Rollerdance, é a vez de “Best” fazer uma demonstração daquilo que melhor sabe: free jump, a última iniciativa do dia. Utilizando o percurso de patinagem e dois caixotes do lixo com uma tábua de madeira em cima, o atleta exibe alguns dos seus melhores truques, deixando todo o rinque ao som de palmas e de gritos animados.

Quando chegam as 17h, os participantes começam a descalçar os patins, a pegar nas malas e regressar a casa. As nuvens escurecem e o vento começa a soprar, trazendo um ar de encerramento ao dia.

 

ringue-das-barrocas
Ringue das Barrocas. João Cunha / Almadense

Entra os participantes, encontram-se alguns elementos do Estuário Colectivo, uma outra iniciativa comunitária que agrega moradores e que tem revitalizado o ringue de Cacilhas e o espaço envolvente.

- PUBLICIDADE -

Além de ter funcionado inicialmente como fonte de inspiração, o Estuário Colectivo também tem contribuído para o projeto das Barrocas. “Já temos trabalhado em conjunto em algumas atividades”, conta Nuno Évora. “Não somos rivais, somos aliados. Partilhamos ideias e dinamismo com eles”, completa Samuel.

De resto, a experiência poderá até estender-se em breve ao Monte de Caparica, onde também existe uma iniciativa de reabilitação de um ringue. “Hoje o gangue das rodinhas é nas Barrocas, amanhã é no Estuário e outro dia é no Monte da Caparica”, acredita Samuel. “As atividades começaram aqui, mas a ideia é serem flexíveis e podem ser realizadas em vários sítios”, acrescenta Nuno. Desta forma, a iniciativa poderá alcançar ainda mais pessoas e envolver uma comunidade ainda maior. “Juntos, conseguimos fazer muito melhor”, ressaltam.

 

Andreia Santos, presidente do Almada Atlético Clube: “Temos o campo com a melhor vista do país”

Porquê apoiar o ALMADENSE?

O jornal está aberto a toda a comunidade, independentemente das suas possibilidades financeiras. E é assim que acreditamos que deve continuar. Ajude-nos a garantir que as notícias chegam a todas as pessoas do concelho de Almada. Contamos consigo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
Exposicao_Lugares-da-Alma_300x250px

Últimas

- PUBLICIDADE -
pai-natal-forum

Mais Notícias

- PUBLICIDADE -
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

“A Música Mágica de Mozart”: a nova criação do Teatro de Almada para os mais novos

Companhia de Teatro de Almada vai estrear uma nova criação de Pedro Proença e...

“Gala Almada Desporto” homenageia personalidades desportivas do concelho

Cerimónia acontece este sábado, 22 de novembro, no Complexo Municipal dos Desportos - Cidade...

Hospitalização Domicliária de Almada-Seixal celebra 10 anos com 4.800 doentes tratados e 60 mil visitas

Pioneira na Hospitalização Domiciliária em Portugal, a unidade da ULSAS assinala a data esta...

Inês de Medeiros defende acordo com CDU em nome dos interesses dos almadenses: “Importa garantir estabilidade”

Autarca garante que, apesar da mudança de parceiro de governação, a linha inicial do...