Dos arraiais que dão vida à cidade a um concerto único de Sérgio Godinho, passando pela noite de marchas populares, são muitas as sugestões para celebrar ao máximo o santo padroeiro de Almada.
Longe das colunas, há visitas guiadas, oficinas e espetáculos para os mais novos, um clube de leitura em voz alta ou, até, uma corrida-caminhada pelo areal da Costa da Caparica, aproveitando o sal e o calor da manhã. Tudo isto, e muito mais, sem atravessar a ponte.
1. Ver três coreografias inovadoras no Auditório Municipal
“Quanto tempo o tempo tem?”, de Carolina Cantinho, e “Contido”, de Hugo Marmelada são as duas coreografias de artistas emergentes que pode ver a 21 de junho, às 21h, no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça. O programa, com curadoria da Companhia de Dança de Almada, é complementado com a reposição da criação “Wuthering Days”, do coreógrafo italiano Brian Scalini.
Os bilhetes têm o valor de 8 euros, com desconto de 50% para jovens e seniores, e podem ser reservados através do telefone 212 724 922 ou do e-mail auditorio@cma.m-almada.pt.
2. Assistir ao último concerto do Festival dos Capuchos
Já em jeito de poslúdio ao Festival dos Capuchos, o Convento recebe na sexta-feira, 21 de junho, às 21h, um concerto de homenagem a Beethoven e Schubert, dois grandes “espíritos de liberdade”, como pode ler-se no programa.
O DSCH Schostakovich Ensemble assegura esta concerto com músicos de referência internacional, como é o caso da violinista alemã Carolin Widmann, da violetista finlandesa Lilli Maijala e do violoncelista suíço Christian Poltéra. Os bilhetes têm o valor de 10 euros, com descontos para jovens e seniores, e podem ser adquiridos online.
3. Caminhar e praticar yoga com vista para o mar
No sábado, 22 de junho, comece o dia às 9h com uma caminhada pelos passadiços da Mata dos Medos que termina numa aula de yoga frente ao mar, orientada pela professora Elena Guerreiro. Com vistas privilegiadas sobre a Arriba Fóssil da Costa de Caparica, a caminhada para todas as idades tem o valor de 10 euros. As inscrições podem ser feitas online, na página da Caminhadas Smile.
4. Descobrir a “Flor da Liberdade” em família
Também a 22 de junho, pelas 15h, “A Liberdade é uma Flor” ensina os mais pequenos o significado da palavra liberdade, traçando pontes com as flores de Abril. A visita gratuita à exposição “25 de Abril, Quinta-feira”, patente na Casa da Cidade – Museu de Almada, é destinada a crianças dos 4 aos 7 anos e conta com a mediação de Eurídice Santos, partindo de fotografias para contar uma das mais belas histórias do século XX português. A participação é livre, com inscrição obrigatória através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt.
5. Conhecer melhor o Solar dos Zagallos
Conheça o Solar dos Zagallos com o historiador Rui Mendes no sábado, 22 de junho, pelas 15h. Esta é uma oportunidade única para descobrir mais sobre o edifício erigido em 1745 pelo desembargador Rodrigo de Oliveira Zagallo, que reúne elementos do barroco, do pombalino neoclássico e do modernismo. A iniciativa é gratuita, com inscrição obrigatória através do e-mail solar@cm-almada.pt.
6. Levar os mais pequenos a um espetáculo de dança divertido
“Sense” é o espetáculo de dança que promete fazer as delícias dos mais novos no Convento dos Capuchos a 22 de junho, às 16h. Dirigida pela bailarina e coreógrafa Rafaela Gomes, esta será “uma aventura sensorial única”, indica a organização, num cenário “cativante e colorido que desperta os sentidos dos bebés e crianças”, incentivando o movimento e a curiosidade.
A iniciativa do programa “Almada em Forma” é dirigida a crianças entre os 9 meses e os 3 anos e conta com entrada livre, mediante inscrição online.
7. Dançar numa festa latina na Trafaria
A 22 de junho, pelas 22h, os Recreios Desportivos da Trafaria voltam a receber a festa latina com ritmos da salsa, kizomba e bachata. Com animação do DJ João Gomes, a organização incita todos a convidar os amigos e dançar pela noite dentro. Se ainda não se sente confortável com os seus dotes de danças latinas, pode sempre experimentar as aulas todos os sábados às 18h, no mesmo local. Para mais informações, contacte o 96 948 44 97.
8. Correr (ou andar) pela areia da Costa
Na manhã de domingo, 23 de junho, tem lugar a Meia Maratona na Areia Analice Silva, com início marcado para as 8h45 na Nova Praia, Costa da Caparica.
Na Meia Maratona só poderão participar indivíduos com mais de 18 anos, desde que gozem de boa saúde e tenham preparação física e psíquica apta a esforços longos. Já a prova de 10 km, a correr ou andar, destina-se a todos os indivíduos em boa condição física. As inscrições podem ser feitas online, através da página da Associação O Mundo da Corrida.
9. Assistir ao desfile das marchas populares de Almada
A partir das 20h30 de 23 de junho, noite de São João, as marchas populares tomam conta da Avenida António José Gomes, na Cova da Piedade. Desde a vencedora do ano passado, a marcha da Costa da Caparica, à estreante marcha da Ramalha, são dez os espetáculos de exuberantes figurinos e cuidadas coreografias para ver em família.
Depois do desfile, vá até ao coreto do jardim da Cova da Piedade para ouvir o Duo João Tendeiro e Ricardo Jorge, que promete animar o público até altas horas da noite.
10. Ver um concerto de Sérgio Godinho no São João
No dia 24 de junho, pelas 21h30, Sérgio Godinho toma conta da Praça da Liberdade, em Almada, com um concerto muito especial seguido de espetáculo de fogo de artifício. Com apoio dos “assessores”, o “homem dos sete instrumentos” traz a Almada “LIBERDADE25”, celebração de uma carreira que, passando por vários êxitos como “O Primeiro Dia” e “Que Força É Essa”, se confunde com a evolução histórica do país. Integrado no programa “Está Tudo em Festa”, o concerto conta com entrada gratuita.
11. Participar num clube de leitura em voz alta
Na quarta-feira,26 de junho, pelas 21h, o Auditório Costa da Caparica volta a receber o clube de leitura em voz alta, que revive a prática ancestral da partilha comunitária de histórias. Desta vez o tema é o suicídio, numa sessão coordenada por Jorge Torres.
A entrada é gratuita. “Só precisa de trazer a sua caneca para beber o chazinho da tradição e um texto sobre o tema do mês, o qual irá ler alto”, indica a Associação Gandaia, organizadora do evento.
12. Descobrir uma sensação de Cannes no Auditório Municipal
“Eureka” de Lisandro Alonso, filme que fez furor na última edição do Festival de Cannes, está em exibição na próxima quarta-feira, 26 de junho, às 21h, no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça.
Com Viggo Mortensen e Chiara Mastroianni, “Eureka” explora a realidade de Alaina que, cansada de ser polícia em Pine Ridge, decide deixar de atender o rádio. Depois de uma longa noite de espera, a sua sobrinha Sadie decide iniciar uma viagem até à América do Sul, onde descobre as pessoas que vivem na floresta com todos os seus segredos estrangulados.
Os bilhetes têm o valor de 3 euros, com desconto de 50% para jovens e seniores, e podem ser adquiridos online ou reservados através do e-mail auditorio@cma.m-almada.pt
Por toda a cidade, continuam os santos populares com caldo verde, sardinhas assadas e muita música. Descubra todos os arraiais da cidade no ALMADENSE.
Quer receber as sugestões culturais do ALMADENSE todas as semanas no seu e-mail? Subscreva a newsletter aqui.
https://almadense.sapo.pt/cidade/novo-espaco-cidadao-inaugurado-em-cacilhas/