11.2 C
Almada

Jovens almadenses vencem prova nacional de robótica (e vão à Europa)

André Pinto, Francisco Almeida e Francisco Gaspar ficaram em primeiro lugar na prova “First Challenger” do Festival Nacional de Robótica e estão a preparar-se para a RoboCup Junior, competição a nível europeu que acontece já a 13 de junho.

 

“Foi uma sensação maravilhosa. Não sabíamos se íamos conseguir e, depois de uma competição anterior em que não passámos à última fase, ainda mais importante se tornou esta vitória” – é assim que Francisco Gaspar, jovem almadense de 16 anos, descreve o momento em que a sua equipa venceu a prova “First Challenger” do Festival Nacional de Robótica, que decorreu em maio em Paredes de Coura. Agora, os jovens da escola Romeu Correia preparam as malas para a prova europeia em Hanôver, na Alemanha.

De 13 a 16 de julho, os Airborne – nome da equipa constituída por André Pinto, Francisco Almeida e Francisco Gaspar, que conta com o apoio do professor de físico-química José Fanica – vão participar na prova “Rescue Line” do RoboCup Junior, campeonato europeu que valoriza a criatividade e capacidade técnica dos jovens.

Em Portugal, a equipa Airborne construiu um carro robótico capaz de seguir uma linha preta, parar em marcas coloridas, mostrar a cor correta num LED, fazer barulho e guiar-se entre duas paredes sem marcas. “Conseguimos completar este projeto com um orçamento de cerca de cem euros”, conta Francisco ao ALMADENSE, admitindo que “ao nível europeu, não se consegue um orçamento abaixo dos 400 euros, pelo que são necessários novos apoios”.

- PUBLICIDADE -

Na prova “Rescue Line” do RoboCup, em Hanôver, os três jovens vão apresentar um robô autónomo, capaz de seguir uma linha preta enquanto resolve vários problemas numa arena modular composta por azulejos de diferentes padrões. A competição conta com mais de 200 equipas de 21 países.

De momento, os Airborne beneficiam do apoio da loja de eletrónica Mauser e da escola Romeu Correia, “que tem sido fenomenal na sua orientação, em particular na pessoa do professor José Fanica”, refere Francisco Almeida.

Para os alunos de 16 anos, estas competições constituem “uma oportunidade de ver e conhecer outras pessoas e projetos”, alimentando a sua paixão pela robótica e o seu espírito de equipa. “E, se não ganharmos desta vez, conseguimos experiência para fazermos ainda melhor na próxima”, assinalam, sorridentes. Como diz o slogan dos Airborne: “ao infinito e mais além”.

 

https://almadense.sapo.pt/mobilidade/almada-aprova-requalificacao-dos-acessos-entre-as-praias-do-rei-e-bela-vista/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

2 Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
Exposicao_Lugares-da-Alma_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Fim de semana sem triunfos para as equipas de Almada

Emblemas de Almada que disputam competição do distrito de Setúbal não conseguiram conhecer o...

António José Seguro lidera votação em Almada e disputa segunda volta com Ventura

Ex-líder socialista supera resultados nacionais no concelho, enquanto Ventura fica abaixo da média do...

Faleceu o escultor almadense Francisco Simões

Escultor natural de Porto Brandão, referência da arte contemporânea portuguesa, deu nome à Escola...

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...