11.3 C
Almada

Inês de Medeiros renova acordo com o PSD na Câmara de Almada

PS alcançou um novo entendimento com o PSD para assegurar a governabilidade na Câmara de Almada. Bloco de Esquerda e CDU ficam sem pelouros no Executivo autárquico.

 

O Partido Socialista renovou o acordo de governação em Almada com o PSD para os próximos quatro anos. Reeleita presidente da Câmara, Inês de Medeiros voltou a optar por uma coligação com a formação de centro-direita, tendo chegado a um entendimento com base em vários linhas programáticas, confirmou o ALMADENSE.

Os socialistas conseguiram reforçar a votação nas eleições de 26 de setembro, elegendo cinco lugares do executivo camarário, mais um do que há quatro anos. No entanto, a lista de Inês de Medeiros continuou sem maioria absoluta, o que levou o PS a fazer contactos com todos os partidos que elegeram representação na Câmara Municipal.

 

- PUBLICIDADE -

Por sua vez, o PSD elegeu este ano um vereador (menos um do que em 2017). Trata-se de Nuno Matias, que se apresentou como cabeça de lista pela coligação AD (que juntou os partidos PSD/CDS-PP/A/MPT/PPM).

 

nuno-matias
Depois de várias semanas de negociações, PS e PSD chegaram a acordo, tendo decidido dividir os pelouros entre os cinco eleitos pelo PS e o eleito pelo PSD, Nuno Matias.

 

CDU e Bloco de Esquerda na oposição

Desta forma, tanto os quatro vereadores eleitos pela CDU como a vereadora do Bloco de Esquerda se mantêm na oposição.

Ao contrário do que aconteceu nos quatro anos anteriores, no novo mandato um acordo entre PS e Bloco de Esquerda seria suficiente para assegurar a governação. No entanto, após reuniões entre as duas formações, não houve consenso para avançar nessa solução.

Em comunicado, o Bloco de Esquerda adianta que apresentou ao PS um “conjunto de propostas, salientando que qualquer negociação “teria de partir de um acordo político escrito e excluía a participação de partidos de direita”.

Por esse motivo, a formação entende não poder assinar um acordo em Almada por entender que os socialistas queriam vincular o Bloco ao programa do PS “sem garantias de autonomia no exercício do pelouro” e por estar em causa a possibilidade de um entendimento com o PSD. “Este é um ponto que lamentamos. O PS conhece o compromisso eleitoral do Bloco de Esquerda de não formar maiorias com partidos de direita“, escreveu a formação.

- PUBLICIDADE -
referencia

Sobre esta questão, a presidente da Câmara, Inês de Medeiros afirmou que “todos foram eleitos”, pelo que não faria sentido excluir nenhum vereador do acordo, sobretudo “depois do anterior mandato”, em que o PS governou em coligação com o PSD. Em declarações à agência Lusa, a autarca sublinhou ser esse, de resto, “o espírito da lei autárquica”.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/ines-de-medeiros-aponta-habitacao-e-transportes-como-prioridades-para-o-segundo-mandato/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Almada celebra 50 anos do Poder Local Democrático na Oficina da Cultura

Memória, homenagem e diálogo entre gerações marcam as comemorações promovidas pela Associação Amigos da...

Almada AC vence dérbi almadense na Cova da Piedade

Num domingo repleto de embates para os quatro clubes almadenses na I Divisão da...

Shakespeare, Tom Murphy e David Mamet marcam 2026 no Teatro de Almada

Mais de 50 espetáculos compõem a programação do Teatro Municipal Joaquim Benite num ano...

Margem Sul reforçada com mais ambulâncias já este fim de semana

Primeiro veículo está a operar desde a manhã desta sexta-feira a partir da Trafaria.   A...