12.5 C
Almada

Escola Básica Maria Rosa Colaço, no Feijó, inaugurada após requalificação

Requalificação do estabelecimento de ensino ascendeu a 3,5 milhões de euros. Passa a acolher um total de 350 alunos.

 

A Escola Básica Maria Rosa Colaço, no Feijó, está pronta a receber novos alunos com mais salas de aula e instalações renovadas. Seis anos depois de iniciadas as obras de requalificação, as novas instalações da escola foram inauguradas esta quinta-feira, dia 5 de setembro.

Na cerimónia de inauguração da escola, que vai passar a receber cerca de 350 alunos, marcaram presença a presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros e a vereadora com o pelouro da Educação, Teodolinda Silveira.

Com cinco novas salas de aula (três destinadas ao pré-escolar e duas ao primeiro ciclo), a EB Maria Rosa Colaço passa a ter capacidade para acolher mais 75 crianças no pré-escolar, que se somam às 50 vagas já existentes, totalizando agora 125. No primeiro ciclo, serão disponibilizadas mais 50 vagas, elevando o total para 225 alunos.

- PUBLICIDADE -

A obra incluiu também a melhoria das instalações existentes, como a cozinha, refeitório, sala polivalente, biblioteca, áreas externas e equipamentos recreativos. Além disso, foram criadas novas sala para professores e para o pessoal auxiliar, o que traz “melhores condições para quem brinca, estuda e trabalha” na escola, destacou a CMA em comunicado.

A requalificação contou com um investimento total de cerca de 3,5 milhões de euros, contando com financiamento integrado no Programa Regional de Lisboa 2030 — Portugal 2030, na ordem dos 40% (cerca de 1,4 milhões de euros), tendo sido o restante investimento municipal.

As obras da EB Maria Rosa Colaço, pertencente ao Agrupamento de Escolas Francisco Simões, tiveram início em 2018, tendo ficado marcadas por diversos constrangimentos, que levaram a sucessivos atrasos. “Foi um processo muito longo e muito difícil, mas que mais uma vez conseguimos superar”, destacou Inês de Medeiros durante a cerimónia.

Decorrida esta quinta-feira, a inauguração das novas instalações da Maria Rosa Colaço integra-se no programa da Receção à Comunidade Educativa promovido pela Câmara Municipal de Almada. A iniciativa vai contar com uma extensa programação em vários locais do concelho, que culmina na celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora a 29 de Novembro no Auditório Fernando Lopes Graça, no centro de Almada. O programa pode ser consultado aqui.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/direcao-executiva-do-sns-afasta-administracao-da-uls-almada-seixal/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

1 Comentário

  1. Só é pena que passado um ano, haja problemas nos sistemas de esgotos, a biblioteca não tenha um único computador a funcionar e o sistema de abertura dos portões, não funcionar…

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Joseph

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...

SMAS Almada com orçamento de 39,8 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 26 de janeiro.   Os...

Cova da Piedade goleia e soma segunda vitória consecutiva

Equipas de Almada voltaram a entrar em campo este fim de semana, somando dois...