7.6 C
Almada

Documentário sobre Arte-Xávega em destaque no programa cultural dos 76 anos da Costa da Caparica

Programação que assinala aniversário da freguesia inclui ainda workshops e eventos culturais e de divulgação histórica.

 

A freguesia da Costa da Caparica comemora no próximo dia 15 de fevereiro (sábado) o seu 76º aniversário. Para a ocasião está programado um extenso programa cultural que, entre outras atividades, incluirá vários workshops e atividades de promoção da história e a identidade local.

O maior destaque vai para “Arte-Xávega”, documentário sobre a técnica de pesca artesanal local, que será exibido às 15h no Auditório da Costa da Caparica. Realizado por José Meireles, a sessão do filme contará com a participação de Francisco Silva, do Centro de Arqueologia de Almada. A técnica, que remonta ao século XVIII, foi inscrita em 2017 no Inventario Nacional do Património Cultural Imaterial.

Ao longo de toda a manhã e tarde de sábado, haverá ainda um rol de atividades culturais e educativas. O programa das festas arranca pelas 10h, no Mercado da Costa, onde a EDA – Ensaios e Diálogos Associação, organiza uma oficina dedicada à cerâmica, bem como eventos destinados aos mais novos como o “Laboratório da Couve” e o espaço “Personaliza a Tua T-shirt”. Mais tarde, no mesmo espaço, será apresentada uma cronologia da história da localidade, organizada pelo Museu Virtual da Costa e do Mar.

- PUBLICIDADE -

A programação continua no Mercado da Costa da Caparica, às 16h, com a apresentação da “Cronologia da História da Costa”, organizada pelo Museu Virtual da Costa do Mar, destacando a evolução e as transformações da freguesia ao longo dos anos.

As comemorações prolongam-se pela tarde dentro, estando ainda prevista uma tarde de fados com artistas locais como Augusto Correia, Ricardo Aires e Luís Carlos, que se farão acompanhar pelos músicos André Silva e Jerónimo Mendes na guitarra portuguesa e viola de fado, respetivamente.

A freguesia da Costa da Caparica foi instituída pelo município de Almada a 12 de fevereiro de 1949. A localidade tem uma história com vários séculos, sempre ligada às atividades marítimas, especialmente à pesca artesanal e à agricultura de subsistência.

 

“Filhos do Meio”: o papel de Almada no nascimento do hip hop em Portugal, agora também em livro

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Complexo dos Desportos “Cidade de Almada” acolhe Taça de Portugal de ginástica rítmica

Competição conta com a participação de quatro clubes do concelho de Almada. Evento termina...

Almada em alerta devido à depressão Ingrid: acesso aos esporões da Costa de Caparica interdito

Efeitos da tempestade sentidos até domingo. Circulação no paredão da Costa da Caparica desaconselhada,...

Ligação fluvial Trafaria–Algés deverá arrancar em 2027

Transtejo/Soflusa concluiu estudos para a nova rota no Tejo entre a Trafaria e Algés....

Ena Pá 2000 regressam a Almada para concerto no Cine Incrível (com data extra)

Almada recebe o primeiro concerto dos Ena Pá 2000 após as eleições presidenciais, com...