anuncio-farmacia-sobreda
20.3 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Despiste de Parkinson com recurso a AI vence programa de empreendedorismo da NOVA FCT

Edição deste ano do concurso estudantil da NOVA FCT distinguiu ainda um projeto de desenvolvimento de embalagens com recurso a cogumelos e uma iniciativa de produção caseira de bactérias vivas.

 

O projeto “Steadylife”, uma aplicação de inteligência artificial (AI) para o diagnóstico precoce da doença de Parkinson, foi o vencedor da 13.ª edição do Programa de Empreendedorismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT).

A competição, destinada à participação do corpo estudantil, contou este ano com mais de 800 alunos, que apresentaram 12 projetos a um painel de jurados de empresas do setor tecnológico e empresarial.

Com uma taxa de eficácia de 90%, o protótipo de despiste da doença de Parkinson permite identificar sinais da doença através de um telemóvel com acesso à internet, sem necessidade de equipamentos adicionais. A equipa vencedora arrecadou um prémio de 1000 euros, a que se somam 500 euros do “Build The Future Award” da NTT DATA.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

Entre as soluções inovadoras distinguidas, o segundo lugar foi atribuído ao “MushItPack”, uma alternativa sustentável às embalagens tradicionais, utilizando micélio de cogumelo como matéria-prima. O projeto recebeu 500 euros e ainda outros 500 do “InnoRetail Award” da Jerónimo Martins.

A fechar o pódio ficou o “MicroGoodies”, uma ideia que aposta na produção caseira de bactérias vivas para equilibrar a microbiota intestinal e promover a saúde mental. A equipa conquistou um prémio de 250 euros.

A edição deste ano estreou ainda o Prémio IMPACTO, no valor de 750 euros, que distinguiu “Kaabricks”, um projeto de desenvolvimento de materiais de construção sustentáveis a partir de resíduos têxteis e minerais.

Ao longo do último mês, o Programa de Empreendedorismo com várias palestras, aulas práticas e sessões de mentoria promovidas pela universidade, na qual participaram vários empresários líderes do setor da inovação em Portugal.

A iniciativa insere-se no Perfil Curricular da NOVA FCT, iniciativa criada em 2012 e pensada para promover o empreendorismo e a inovação, bem como a aplicação prática de conhecimentos esoft skills num contexto de integração futura no mercado de trabalho.

 

Almada instala novos pontos de Biblioteca no concelho

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tml-navegante

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Tia Bé, a cabo-verdiana que trouxe a cachupa e a alma africana para Almada

No ano em que se assinalam os 50 anos a independência do país africano,...

Almada Green Market regressa ao Parque da Paz com foco na mobilidade sustentável

Este fim de semana, o eco-mercado desafia os visitantes a deixar o carro em...

Quinzena de Dança regressa a Almada com espetáculos comemorativos, workshops e conferências

Programação da 33.ª edição do evento decorre de 27 de setembro a 12 de...

Sérgio Lourosa Alves (Livre/BE): “Queremos uma Almada que seja verdadeiramente de esquerda”

AUTÁRQUICAS 2025 Encabeça a candidatura 'Almada em Comum', que junta pela primeira vez Livre e...