Castelo de Almada recebe um novo Dia Aberto, que junta arqueólogos, investigadores e visitantes.
Esta quinta-feira, dia 24 de julho, o Castelo de Almada volta a abrir-se a todos os interessados em visitar o espaço e a conhecer de perto os trabalhos arqueológicos que ali decorrem no âmbito do projeto “Almada Velha: valorização patrimonial do núcleo urbano”, que junta a Câmara Municipal de Almada (CMA) e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH).
O Dia Aberto no Castelo de Almada decorre entre as 10h e as 12h e das 14h às 17h, será possível acompanhar o trabalho dos arqueólogos da CMA e dos docentes e estudantes de Arqueologia da NOVA FCSH, que ali desenvolvem investigações dedicadas a desvendar a identidade histórica de Almada.
A entrada é livre, mas a identificação é obrigatória à entrada (nome e número do Cartão de Cidadão), para efeitos de controlo. As visitas vão decorrer de forma faseada, respeitando a lotação máxima do espaço.
A circulação dentro do castelo estará limitada aos percursos definidos pela organização, por questões de segurança associadas às zonas de escavação.
Tendo em conta a limitação de estacionamento na zona histórica, é sugerido o uso de transportes públicos ou deslocação a pé.
No ano passado, o ALMADENSE participou na visita guiada, que revelou aos almadenses os frutos das primeiras prospeções arquológicas realizadas no local. Recorde a reportagem:
Dois esqueletos, paredes islâmicas e construções sobrepostas no Castelo de Almada