13.6 C
Almada

Castelo de Almada abre ao público para visitas a 18 de julho

Na próxima quinta-feira, os portões do Castelo de Almada vão estar abertos a todos os que queiram conhecer a história do espaço ao longo dos séculos. A entrada é gratuita.

 

O Castelo de Almada vai abrir-se para visitas livres já na próxima quinta-feira, 18 de julho, entre as 10h e as 12h e entre as 14h e as 17h. Esta é uma oportunidade de conhecer o emblemático local repleto de história, agora estudada por arqueólogos municipais e professores e alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA. Para além disso, as paredes amuralhadas permitem desfrutar de uma vista única sobre o Tejo e Lisboa.

Procurando saber mais sobre a identidade de Almada, a equipa de investigadores leva a cabo, até 19 de julho, escavações arqueológicas no interior do castelo, primeiramente edificado pelos muçulmanos com o nome de “Fortaleza da Mina” (“Hosnel-Madan”), devido à exploração de ouro que se fazia no território almadense.

No século XII, o território é reconquistado, com os forais de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I a atribuir à vila de Almada os privilégios das grandes cidades do reino. Depois de resistir ao cerco castelhano no século XIV, o monumento é sucessivamente reconstruído e, por fim, reedificado após o terramoto de Lisboa.

- PUBLICIDADE -

Atualmente, conserva parte do traçado resultante da remodelação ocorrida em 1810 e encontra-se ocupado pela Guarda Nacional Republicana, que aí mantém uma unidade militar em serviço.

A iniciativa insere-se no projeto de investigação Almada Velha, que tem como objetivo descobrir e dar a conhecer a evolução do urbanismo e da vivência quotidiana no núcleo histórico de Almada.

A Câmara Municipal de Almada pede aos visitantes que, tendo em conta as dificuldades de estacionamento na zona histórica, se desloquem a pé ou de transportes públicos até ao castelo. A entrada é livre, não sendo necessária marcação prévia.

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/concertos-gratuitos-na-esplanada-exposicoes-e-conversas-o-outro-lado-do-festival-de-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Porto Brandão: 400 pessoas foram evacuadas devido ao risco de derrocadas

Autarquia de Almada assegurou o realojamento de 160 dos moradores retirados do Porto Brandão.   Um...

Risco de derrocada obriga à evacuação total do Porto Brandão

Risco de nova decorrada nas arribas motivou a decisão de retirada dos moradores, não...

Deslizamento de terras obriga à retirada de mais 31 pessoas da Costa da Caparica

Uma pedra de grandes dimensões deslizou durante a madrugada, o que motivou a evacuação...

Exército recomenda adiar uso de maquinaria pesada na estabilização da arriba de São João da Caparica

Militares recomendam aguardar a melhoria das condições meteorológicas antes de avançar com intervenção na...