15 C
Almada

Castelo de Almada abre ao público para visitas a 18 de julho

Na próxima quinta-feira, os portões do Castelo de Almada vão estar abertos a todos os que queiram conhecer a história do espaço ao longo dos séculos. A entrada é gratuita.

 

O Castelo de Almada vai abrir-se para visitas livres já na próxima quinta-feira, 18 de julho, entre as 10h e as 12h e entre as 14h e as 17h. Esta é uma oportunidade de conhecer o emblemático local repleto de história, agora estudada por arqueólogos municipais e professores e alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA. Para além disso, as paredes amuralhadas permitem desfrutar de uma vista única sobre o Tejo e Lisboa.

Procurando saber mais sobre a identidade de Almada, a equipa de investigadores leva a cabo, até 19 de julho, escavações arqueológicas no interior do castelo, primeiramente edificado pelos muçulmanos com o nome de “Fortaleza da Mina” (“Hosnel-Madan”), devido à exploração de ouro que se fazia no território almadense.

No século XII, o território é reconquistado, com os forais de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I a atribuir à vila de Almada os privilégios das grandes cidades do reino. Depois de resistir ao cerco castelhano no século XIV, o monumento é sucessivamente reconstruído e, por fim, reedificado após o terramoto de Lisboa.

- PUBLICIDADE -
referencia

Atualmente, conserva parte do traçado resultante da remodelação ocorrida em 1810 e encontra-se ocupado pela Guarda Nacional Republicana, que aí mantém uma unidade militar em serviço.

A iniciativa insere-se no projeto de investigação Almada Velha, que tem como objetivo descobrir e dar a conhecer a evolução do urbanismo e da vivência quotidiana no núcleo histórico de Almada.

A Câmara Municipal de Almada pede aos visitantes que, tendo em conta as dificuldades de estacionamento na zona histórica, se desloquem a pé ou de transportes públicos até ao castelo. A entrada é livre, não sendo necessária marcação prévia.

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/concertos-gratuitos-na-esplanada-exposicoes-e-conversas-o-outro-lado-do-festival-de-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Almada celebra 50 anos do Poder Local Democrático na Oficina da Cultura

Memória, homenagem e diálogo entre gerações marcam as comemorações promovidas pela Associação Amigos da...

Almada AC vence dérbi almadense na Cova da Piedade

Num domingo repleto de embates para os quatro clubes almadenses na I Divisão da...

Shakespeare, Tom Murphy e David Mamet marcam 2026 no Teatro de Almada

Mais de 50 espetáculos compõem a programação do Teatro Municipal Joaquim Benite num ano...

Margem Sul reforçada com mais ambulâncias já este fim de semana

Primeiro veículo está a operar desde a manhã desta sexta-feira a partir da Trafaria.   A...