anuncio-farmacia-sobreda
19.3 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Alunos da FCT NOVA vencem prémio internacional da Amazon

Equipa do Departamento de Informática da FCT NOVA foi distinguida com um prémio no valor de meio milhão de euros.

 

A criação de um agente conversacional com recurso a modelos de Inteligência Artificial (IA) generativa valeu a uma equipa de estudantes portugueses um prémio da Amazon no valor de meio milhão de euros.

Os alunos pertencem ao Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade NOVA, cujo campus se localiza na Caparica, em Almada, e acabam de ser distinguidos na segunda edição da competição internacional Alexa Prize TaskBot Challenge, que procura soluções de IA conversacional de última geração.

O projeto premiado consiste num agente conversacional inteligente que inclui modelos de IA generativa com capacidade para dialogar sobre conteúdos de vídeo e ensinar utilizadores a realizar tarefas manuais.

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

Intitulada “TWIZ”, a equipa portuguesa foi orientada pelos professores João Magalhães e David Semedo, tendo desenvolvido uma solução multimodal avançada e intuitiva: as técnicas de processamento de modelos de linguagem conseguem ensinar os utilizadores, através do diálogo, a realizarem tarefas manuais e a responder perguntas sobre o conteúdo de vídeos. Por exemplo, o agente pode ensinar um utilizador a completar tarefas manuais complexas, como cozinhar, pintar, arranjar objetos, etc., e ainda dialogar em detalhe sobre as instruções com suporte de vídeo.

 

alunos-fct

“Os diálogos do usuário no Alexa TaskBot são únicos e lançam uma nova luz sobre a execução de tarefas manuais”, explicou Rafael Ferreira, líder da equipa da NOVA FCT, citado em comunicado. “Aproveitamos estes diálogos e aprendemos que o uso da nossa solução permitiu-nos orientar as conversas de uma forma mais contextual e perspicaz”, adiantou.

Na final da competição, cinco equipas universitárias foram selecionadas a partir da opinião fornecida pelos clientes e tendo como base o mérito científico dos artigos técnicos produzidos. A equipa vencedora da FCT é composta por Rafael Ferreira, Diogo Tavares, Diogo Silva, Rodrigo Valério, Inês Simões, Vasco Ramos, e João Bordalo. No ano passado, a equipa da NOVA FCT participou na primeira edição do concurso da Amazon, tendo ficado em segundo lugar.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/fct-nova-investe-52-milhoes-em-laboratorio-de-apoio-a-industria-nacional/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Últimas

PUBLICIDADE
festival-almada

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Programa Habit’Almada disponibiliza 12 apartamentos no Laranjeiro

O edifício na Rua Febo Moniz, no Laranjeiro, estava devoluto desde 2013. Agora requalificado,...

Uma Pedra no Sapato: “Uma paródia sobre factos e ficções da cidade de Almada”

A criação resultou de uma parceria entre a companhia Arte 33, a comunidade local...

Teresa Gafeira e um legado ao teatro em Almada: “Tenho orgulho no trabalho feito”

Antes da estreia de Um Adeus Mais-que-perfeito, criação da Companhia de Teatro de Almada...

Festival gastronómico destaca agricultura e pesca locais na Costa da Caparica

O Festival Terras da Costa e do Mar volta a trazer à Costa da...