anuncio-farmacia-sobreda
14.3 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Almada foi dos municípios que menos gastou com a pandemia

Lista das câmaras que mais gastaram na resposta à pandemia é encabeçada por Cascais (17 milhões), Lisboa (8,6 milhões) e Oeiras (4,6 milhões). 

 

A Câmara Municipal de Almada (CMA) gastou desde Fevereiro 397 mil euros em 34 contratos relacionados com a pandemia, indica uma análise do jornal Público aos contratos públicos feitos para responder à Covid-19.

Comparando com os valores despendidos por municípios de dimensão semelhante em termos de população como Oeiras (4,6 milhões de euros), Amadora (1,6 milhões) ou Matosinhos (1,2 milhões), o município liderado por Inês de Medeiros foi dos que menos gastou com a pandemia.

De acordo com os dados disponibilizados pelo diário, o município de Cascais foi o que mais dinheiro investiu para fazer face à Covid-19, com um total de 17,1 milhões de euros. Na lista das câmaras que mais gastaram encontra-se Lisboa, com 8,6 milhões de euros, Vila Nova de Gaia com 2,5 milhões, Sintra com 2 milhões, Loures com 1,7 milhões e Porto com 1,6 milhões de euros.

- PUBLICIDADE -

A Câmara de Almada surge no 26º lugar na lista dos municípios com maior despesa no combate à pandemia, com uma conta inferior à de concelhos como Caldas da Rainha, Olhão, Lagoa ou Castelo Branco.

Os equipamentos de proteção individual (que incluem máscaras, viseiras e vestuário de proteção) representaram o principal investimento feito em Almada, com um valor global de 295 mil euros. Na lista da autarquia constam ainda gastos com produtos de desinfeção e limpeza (40 mil euros), obras e reparações (15 mil euros) e equipamentos médicos (2.500 euros).

O contrato mais avultado do município foi feito em maio, quando a autarquia adquiriu 100 mil máscaras comunitárias reutilizáveis à empresa Hr Protecção, por um valor próximo dos 150 mil euros.

Os dados analisados pelo Público foram obtidos a partir do Portal Base (plataforma onde são publicados todos os contratos públicos) e do Portal de Dados Abertos da administração pública, através de palavras-chave relacionadas com a pandemia de Covid-19.

O jornal consultou mais de 17 mil contratos feitos pelo Governo, autarquias e instituições públicas com empresas privadas para fazer face à pandemia. No período em análise, foram gastos mais de 496 milhões de euros, muitos deles ao abrigo do regime excecional para investimentos relacionados com a Covid-19. A Direção-Geral de Saúde foi a instituição pública que mais gastou (com 105,9 milhões de euros), numa lista em que se segue a Administração Central do Sistema de Saúde (36 milhões) e o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (18,1 milhões).

Publicado inicialmente em Outubro, o trabalho do Público (feito em parceria com um consórcio de jornalistas de 37 países) foi esta segunda-feira disponibilizado a todos os leitores numa página interativa.

 

- PUBLICIDADE -

https://almadense.sapo.pt/cidade/camara-de-almada-preve-perda-de-receita-de-13-milhoes-devido-a-pandemia/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Exposicao_Lugares-da-Alma_300x250px

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Auditório da Costa da Caparica exibe ciclo de cinema dedicado a Andrei Tarkovski

Obras do realizador russo vão estar em exibição nas primeiras três quintas-feiras de dezembro.   Três...

Desconvocado plenário da Transtejo para quinta-feira

Transtejo previa interrupção entre as 14h30 e as 17h30, mas a paralisação foi desconvocada...

Conhecida a distribuição de pelouros do executivo de Almada para o mandato 2025-2029

PS e CDU dividem pelouros no município de Almada para os próximos quatro anos. Conteúdo...

80 utentes com alta clínica permanecem internados no Garcia de Orta por não terem para onde ir

NOTÍCIA ALMADENSE Caso mais prolongado é o de um utente que aguarda vaga em Lar...