anuncio-farmacia-sobreda
21.8 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

20 anos de apoio ao empreendedorismo em Almada

Mais de 160 projetos empresariais das mais diversas áreas passaram pelas incubadoras de empresas de Almada Velha nas últimas duas décadas.

 

Os mais de 20 anos de apoio ao empreendedorismo desenvolvido pela agência de desenvolvimento local Novalmadavelha estão em destaque numa nova exposição que é possível visitar no Quarteirão das Artes.

A mostra assinala o 21º aniversário do Núcleo Empresarial de Almada Velha e o 10º do Quarteirão das Artes, por onde passaram perto de 160 projetos empresariais das mais diversas áreas: indústrias criativas (arquitetura, design, comunicação, moda, fotografia, artesanato, joalharia), serviços às empresas (consultoria, marketing digital, informática, engenharia, organização de eventos), serviços na área do turismo e lazer, entre outras.

 “Em Almada criou-se um ecossistema de apoio ao empreendedor que funciona em rede. Ou seja, inclui associações, entidades privadas, IPSS e também instituições como a Santa Casa da Misericórdia de Almada, a Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo ou a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL”, explica Ana Guerreiro, diretora-adjunta da agência Novalmadavelha.

- PUBLICIDADE -
banner-capuchos

 

expo-nav

“O objetivo é acolher empreendedores que pretendem investir no concelho, apoiando-os na fase de arranque dos seus projetos, desde a ideia de negócio, disponibilizando ferramentas de gestão que contribuem para a tomada de decisões sobre a atividade que pretendem iniciar e ao longo das fases da vida empresarial.”. 

Ao mesmo tempo, a agência visa também potenciar a dinamização sociocultural da cidade, tendo-se consolidado como uma estrutura “fundamental para o desenvolvimento de Almada”, afirmou, por sua vez, a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, durante a inauguração da exposição, que decorreu no dia 20 de abril.

A autarca sublinhou ainda a intenção da Câmara de incluir as incubadoras de empresas no “circuito de valorização de Almada Velha”, fomentando a existência de um “polo de vida em Almada em todas as suas vertentes”.

 

Estímulo ao tecido empresarial local

As empresas residentes tanto no Núcleo Empresarial como no Quarteirão das Artes têm acesso a salas individuais, podendo também beneficiar de acesso gratuito a copa, sala de reuniões e sala polivalente, bem como a serviços de receção e promoção das atividades, networking e formação.  Existem ainda serviços em regime de escritório virtual e o Quarteirão das Artes inclui uma sala de trabalho partilhada em sistema de coworking.

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

“Apoiamos os novos negócios durante os três primeiros anos”, explica Ana Guerreiro. “O objetivo é que este espaço de tempo sirva para testar o mercado e verificar se a ideia pode ser consolidada”. Findo o período de três anos, as empresas devem instalar-se por conta própria. O certo é que, depois de saírem, 70% dos projetos incubados se mantêm no concelho de Almada.

 

inaug-expo

É o caso da Deadinbeirute, agência de design premiada internacionalmente, que assina o design da nova exposição e que iniciou o seu percurso precisamente nas incubadoras de empresas de Almada Velha. 

Este ecossistema tem-se consolidado ao longo dos últimos 20 anos. Graças ao apoio prestado pela agência de desenvolvimento, a taxa de sobrevivência das empresas que passam pelas incubadoras é de 88% ao segundo ano. Nas duas últimas décadas, foram criados 335 postos de trabalho no conjunto do Núcleo Empresarial de Almada Velha e Quarteirão das Artes.

Para além do acolhimento das empresas nas incubadoras, a agência Novalmadavelha está também disponível para dar apoio ao tecido empresarial local, quer se trate de profissionais liberais, empresários em nome individual ou micro-empresas.

Dá acesso a uma rede de suporte empresarial abrangente , cobrindo diversos perfis de empreendedores e empresários. “Basta que a pessoa tenha essa vontade e uma ideia de negócio”, sublinha Ana Guerreiro. Caso a agência não tenha resposta diretamente, encaminha para as entidades que o poderão fazer, na rede de parceiros locais, regionais ou nacionais.

Para além destes serviços, a Novalmadavelha dinamiza ao longo do ano um programa de formações e workshops, talks, networking e outras iniciativas focadas no tecido empresarial, constituindo-se ainda como ponto de divulgação de ações organizadas no âmbito do ecossistema.

- PUBLICIDADE -
fct-escola-verao

 

Conteúdo Comercial:

 

NovAlmadaVelha – Agência de Desenvolvimento Local

 

Novalmadavelha

 

Incubadoras:

Quarteirão das Artes

quarteirao-artes

Núcleo Empresarial de Almada Velha

Nucleo-empresarial

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/deadinbeirute-das-incubadoras-de-empresas-de-almada-para-o-pais/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Últimas

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Farmácia Nova da Sobreda inaugura posto de análises clínicas

A Farmácia Nova da Sobreda, no concelho de Almada, já tem em funcionamento o...

Antarte mostra excelência da marcenaria portuguesa na Expo Osaka

Marca portuguesa materializou mais de 40 peças de mobiliário para o Pavilhão português.   A Antarte...

Almada Forum celebra o futebol feminino com a nova coleção “Topps Women’s EURO 2025”

O espírito do futebol feminino chega ao Almada Forum nos dias 17 e 18...

Relaxamento da cabeça aos pés: conheça o novo spa que está a conquistar os almadenses

Head & Foot Spa Almada é o novo espaço do Feijó que, através das...