11.2 C
Almada

Almada mantém taxa de IMI em 2021

Município decidiu manter inalterada a taxa de IMI que tem vindo a ser aplicada aos proprietários nos últimos anos. 

 

A Câmara Municipal de Almada vai manter inalterada a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) no ano de 2021. Desta forma, os detentores de propriedade no concelho de Almada continuarão a pagar anualmente uma taxa de 0,36%.

Frisando que a receita do IMI “não tem aumentado” nos últimos anos, a presidente da Câmara, Inês de Medeiros, defendeu a necessidade de manter a taxa atual devido ao facto desta ser uma “fonte de receita muito importante para o financiamento municipal”.

A opção foi aprovada esta quarta-feira, dia 2 de dezembro, na reunião de Câmara onde foi também apresentadas as linhas gerais do Orçamento do município para 2021. A proposta contou com os votos favoráveis dos representantes do PS e do PSD (que compõem a maioria do Executivo camarário) e com os votos contra dos vereadores da CDU e do Bloco de Esquerda, que propuseram baixar para 0,35% a taxa de IMI.

- PUBLICIDADE -

Os restantes pontos relativos ao imposto sobre os imóveis foram aprovados por unanimidade, nomeadamente a aplicação de uma isenção por um período de cinco anos para os prédios localizados em Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) que tenham sido objeto de reabilitação; ou a manutenção do agravamento da taxa para o triplo nos casos dos prédios que se encontrem devolutos há mais de um ano e nos casos de habitações em ruínas.

Foi aprovada ainda uma redução de 70 euros para os agregados familiares cuja composição integre três ou mais dependentes e a isenção de IMI para as coletividades de recreio, ONGs e outro tipo de associações não lucrativas.

 

Município reduz participação de IRS e mantém isenções na derrama

Quem for residente fiscal em Almada e pagar IRS irá beneficiar em 2021 de uma redução fiscal, através de uma nova redução de 0,5% da participação municipal no imposto. No conjunto do atual mandato, a participação foi reduzida de 5% para 3,5%, o que vai ao encontro dos compromissos assumidos tanto pelo PS como pelo PSD nas últimas eleições autárquicas.

Quanto à derrama paga pelas empresas, mantêm-se em 2021 os incentivos aprovados no ano passado, nomeadamente a isenção para as empresas cujo volume de negócios não tenha ultrapassado os 150 mil euros em 2020 e para as empresas que se tenham instalado no concelho durante o ano de 2020, tenham criado e mantenham um mínimo de cinco novos postos de trabalho. Já as empresas que se tenham instalado em Almada nas áreas das indústrias criativas, tecnologias da informação, comunicação, electrónica e turismo, também terão isenção durante cinco anos.

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Fim de semana sem triunfos para as equipas de Almada

Emblemas de Almada que disputam competição do distrito de Setúbal não conseguiram conhecer o...

António José Seguro lidera votação em Almada e disputa segunda volta com Ventura

Ex-líder socialista supera resultados nacionais no concelho, enquanto Ventura fica abaixo da média do...

Faleceu o escultor almadense Francisco Simões

Escultor natural de Porto Brandão, referência da arte contemporânea portuguesa, deu nome à Escola...

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...