5.8 C
Almada

Quartos para estudantes em Almada atingem os 400 euros mensais

Observatório do Alojamento Estudantil revela tendência de aumento dos preços praticados no município. Costa da Caparica é a freguesia com valores mais elevados.

 

Um estudante universitário que pretenda arrendar quarto em Almada gasta, em média, 400 euros mensais no pagamento da renda. A conclusão é do Observatório do Alojamento Estudantil que, no seu último relatório, publicado no início de julho, coloca Almada — concelho que acolhe mais de 11 mil alunos do ensino superior — entre os municípios mais dispendiosos do país para estudantes, com uma tendência de crescimento que se tem vindo a acentuar.

O valor médio de 400 euros foi atingido em setembro do ano passado, coincidindo com o início do último ano letivo, e tem permanecido inalterado desde então. O mesmo não pode ser dito do valor mais elevado de renda registada, que atingiu os 600 euros mensais, de acordo com os dados mais recentes (referentes a maio de 2025). Os valores de renda mais baixos observados no relatório rondam atualmente os 270 euros por mês.

De um modo geral, o aumento do valor é, no entanto, de assinalar, particularmente se comparado com o passado recente. Há cinco anos, na primavera de 2020, uma renda estudantil em Almada fixava-se nos 280 euros mensais, com um custo máximo de 400 euros. Contas feitas, quer dizer que, em cinco anos, os valores aumentaram 42% no que diz respeito ao valor médio, e 50% no que toca ao valor máximo.

No topo das freguesias mais dispendiosas do concelho para os estudantes está a Costa da Caparica, com um valor médio de renda estudantil nos 450 euros/mês. Logo a seguir encontram-se a União das freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, onde uma renda custa em média 409 euros/mês, e a União das freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda, nos 400 euros/mês.

- PUBLICIDADE -
referencia

A União das freguesias de Caparica e Trafaria (onde se situam as três principais instituições de ensino superior do concelho: NOVA FCT, Piaget Almada e Egas Moniz Shcool ou Health & Science) é onde é mais barato arrendar quarto, ainda que os valores não sejam muito diferentes dos dianteiros: 392 euros/mês.

Os valores registados em Almada estão em linha com os de outros concelhos vizinhos. No Seixal, também a renda estudantil média ronda os 400 euros mensais, assim como no Montijo. Já em Sesimbra ou no Barreiro, o preço médio é ligeiramente mais baixo (356 e 350 euros, respetivamente). Em Setúbal, capital do distrito, o preço fixa-se nos 360 euros mensais.

Estes números têm por base o número de quartos disponíveis para estudantes identificados em Almada (379 no total), e colocam o município ligeiramente abaixo da média nacional, que se encontra nos 415 euros. Ainda assim, o concelho é dos mais dispendiosos do país, sendo tão caro como a cidade do Porto e não ficando longe dos valores praticados em Lisboa (500 euros, o valor mais alto em Portugal).

 

NOVA FCT vai ter uma nova residência de estudantes em 2026

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
Exposicao_Lugares-da-Alma_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Faleceu o escultor almadense Francisco Simões

Escultor natural de Porto Brandão, referência da arte contemporânea portuguesa, deu nome à Escola...

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...

Presidenciais 2026: guia eleitoral para os almadenses

Portugueses deslocam-se às urnas este domingo para eleger o novo Presidente da República para...

Teatro contemporâneo chega a Almada com “Introdução à Minha Vida”

Espetáculo de Philip Ridley sobe ao palco do Auditório Osvaldo de Azinheira a 17...