anuncio-farmacia-sobreda
25.8 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

ULS Almada-Seixal e NOVA FCT criam plataforma com IA para reduzir pressão nas urgências

Parceria entre a Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS), NOVA FCT e Value for Health CoLAB pretende identificar padrões de utilização frequente, de forma a intervir atempadamente.

Reduzir a pressão sobre o serviço de Urgência Geral é o principal objetivo de um projeto que junta ciência, tecnologia e saúde pública. Intitulada HUMAI – High Users Management with AI, a iniciativa aposta numa plataforma digital que, com recurso à Inteligência Artificial (IA) e dados reais, permite identificar utentes com padrão de utilização frequente das urgências. 

Fruto de uma colaboração entre a Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS), a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) e o Value for Health CoLAB, o projeto tem como objetivo “apoiar a intervenção personalizada e ajudar a otimizar os recursos do SNS”, lê-se no comunicado enviado às redações.

O plano dá continuidade ao trabalho do Grupo de Resolução de Utilizadores Muito Frequentes (GRHU), uma parceria entre o Hospital de Almada e o Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal lançada em 2016. Segundo o balanço feito em 2021, a iniciativa permitiu reduzir em 51% os episódios de urgência e internamentos dos utentes frequentes, além de gerar uma poupança de 44% nos custos associados ao seu acompanhamento.

Com o HUMAI, a ambição é alargar esta resposta a nível nacional, com apoio da ciência de dados e algoritmos preditivos. Desta forma, será possível detetar precocemente os doentes com maior risco de se tornarem utilizadores frequentes e intervir antes que a situação se agrave.

A plataforma vai contar com o contributo de equipas multidisciplinares e integrar dados clínicos com o intuito de construir um Serviço Nacional de Saúde “mais eficiente, sustentável e focado nas necessidades reais das pessoas”, sublinha o comunicado.

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

“O GRHU tem apresentado um impacto muito positivo ao longo destes anos e com este novo projeto poderá ver aumentada a sua eficácia. Estamos convictos que o HUMAI, atuando de forma preventiva, permitirá melhorar ainda mais os cuidados prestados aos nossos utentes e otimizar a resposta do Serviço de Urgência Geral do Hospital Garcia de Orta, promovendo ganhos em saúde”, sublinhou Pedro Correia Azevedo, Presidente do Conselho de Administração da ULSAS, citado em comunicado.

“Este projeto, coordenado pelo Value for Health CoLAB, demonstra que a Inteligência Artificial pode e deve estar ao serviço das organizações públicas, com soluções inovadoras baseadas em dados da nossa população e que promovam a utilização eficiente dos recursos do SNS”, referiu, por sua vez, Ana Londral, diretora executiva e científica do Value for Health CoLAB e professora auxiliar na NOVA FCT.

O projeto HUMAI é financiado pelo programa NextGenerationEU da União Europeia, através do investimento “Ciência Mais Digital”, e levado a cabo no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Ginecologia do Hospital Garcia de Orta estreia-se na cirurgia robótica

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
banner almadense_300x600px

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Evento “Trafaria na Brasa” celebra tradição do peixe e do marisco da região

Primeira edição do mercado ao ar livre acontece a 2 e 3 de agosto,...

“Teatro Delusio” eleito Espetáculo de Honra do Festival de Almada 2025

Produção da companhia alemã Familie Flöz regressa aos palcos almadenses no próximo ano.   Pela segunda...

Conselho Municipal da Juventude: aproximar os jovens de Almada da política local

Estabelecida formalmente em 2020, estrutura junta juventudes partidárias e associações numa discussão sobre as...

Exposição “Carma Invertido” leva arte e reflexão ao Convento dos Capuchos

Mostra da dupla Mariana Caló e Francisco Queimadela explora a "disjunção" entre os conceitos...