8.8 C
Almada

Carris Metropolitana cresceu 17% em Almada em 2024

A linha 3022, que liga Cacilhas à Costa da Caparica, destacou-se no ano passado como a mais utilizada no concelho de Almada, com 1,6 milhões de passageiros.

 

Em 2024, a operação da Carris Metropolitana em Almada registou um aumento de 17%, tendo transportado 17,5 milhões de passageiros, ou seja, mais 2,5 milhões utentes do que no ano de 2023.

Apesar da evolução positiva, se excetuarmos Sesimbra, que apenas subiu 16% em 2024, Almada foi o concelho que menos cresceu no ano passado em número de passageiros, ficando abaixo da Moita (que subiu 42%), Palmela (41%), Cascais (36%), Montijo (35%) ou Setúbal (33%).

De acordo com os dados divulgados pela operadora no seu site oficial, entre as cerca de 70 linhas que operam no concelho de Almada, a linha 3022, que liga Costa da Caparica a Cacilhas, destacou-se como a mais utilizada em 2024, tendo transportado 1,6 milhões de passageiros entre janeiro e dezembro.

- PUBLICIDADE -
referencia

Neste contexto, o terminal localizado na Estação do Pragal registou um importante crescimento, ao alcançar mais 350 mil novos passageiros em comparação com o ano anterior, atingindo um total de 1,5 milhões de utilizadores em 2024. Este aumento representa uma subida de 30% no número de passageiros transportados.

Outro dado significativo é o número de passageiros que cruzaram o rio Tejo em 2024, ultrapassando os 10 milhões, com destaque para as ligações entre Almada e Lisboa através das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama.

Na Área 3 da Carris Metropolitana, que abrange os concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, as linhas com mais passageiros transportados foram a linha 3508 (Cacilhas – Paio Pires), com 1,7 milhões de passageiros, a linha 3022 (Cacilhas – Costa da Caparica) com 1,6 milhões e a linha 3013 (Cacilhas – Fejó (Almada Forum), com perto de 1,2 milhões passageiros.

No total, a Carris Metropolitana, iniciativa que une os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, opera sob a gestão dos Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), transportou 174 milhões de passageiros ao longo do ano de 2024.

 

Arranca participação pública sobre expansão do metro à Costa da Caparica e Trafaria

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Faleceu o escultor almadense Francisco Simões

Escultor natural de Porto Brandão, referência da arte contemporânea portuguesa, deu nome à Escola...

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...

Presidenciais 2026: guia eleitoral para os almadenses

Portugueses deslocam-se às urnas este domingo para eleger o novo Presidente da República para...

Teatro contemporâneo chega a Almada com “Introdução à Minha Vida”

Espetáculo de Philip Ridley sobe ao palco do Auditório Osvaldo de Azinheira a 17...