13.6 C
Almada

NOVA FCT participa na Noite Europeia dos Investigadores com mais de 30 atividades

Objetivo é aproximar o público da ciência, demonstrando como a investigação pode responder aos desafios globais da atualidade, desde a pobreza energética até ao uso de tecnologias inovadoras.

 

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) vai marcar presença na Noite Europeia dos Investigadores, iniciativa de divulgação científica a nível europeu. O evento decorre na sexta-feira, dia 27 de setembro, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, no Jardim Botânico de Lisboa e no Jardim do Príncipe Real, tendo como tema central “Ciência para Desafios Globais”.

“Com mais de 30 atividades interativas, a NOVA FCT vai aproximar a ciência do público, e demonstrar como a investigação científica responde aos desafios globais que enfrentamos, desde as medidas urgentes para combater a pobreza energética às potencialidades da impressão 3D”, destaca a instituição de ensino, em comunicado.

O evento decorre entre as 17h e a meia-noite, durante o qual a NOVA FCT pretende aproximar o público da ciência, demonstrando como a investigação científica pode responder aos grandes desafios globais da atualidade, desde a pobreza energética até ao uso de tecnologias inovadoras.

- PUBLICIDADE -
referencia

Entre as atividades interativas apresentadas pela faculdade localizada no campus da Caparica (em Almada), destaca-se a exploração da relação entre água, energia, alimentos e ecossistemas, uma iniciativa do CENSE, aberta a crianças a partir dos 6 anos, que visa promover a reflexão sobre os desafios ambientais. Outra atração é a demonstração do projeto EMERGING, onde a arte e a ciência se encontram, permitindo que os visitantes experimentem técnicas criativas com argilas naturais. O projeto InsectERA vai ainda abordar soluções alimentares sustentáveis, baseadas na utilização de insetos, mostrando como a biotecnologia pode combater o desperdício alimentar e mitigar as alterações climáticas.

Além disso, o evento conta com a apresentação de novas soluções para combater a resistência a antibióticos, um dos temas mais prementes na saúde pública mundial. O público poderá também descobrir se a impressão 3D com metais é uma solução sustentável, graças a uma atividade liderada pelo UNIDEMI, que permite calcular o impacto ambiental da produção industrial.

A NOVA FCT está integrada num consórcio coordenado pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência, juntamente com várias instituições de ensino e investigação, como o ISCTE, a Universidade de Coimbra e a Universidade do Minho. Este consórcio tem como objetivo promover a ciência em diversas cidades, incluindo Braga, Coimbra e Évora.

“A presença da NOVA FCT na Noite Europeia dos Investigadores reforça o compromisso da instituição em liderar a divulgação científica em Portugal, promovendo o conhecimento de forma acessível e envolvente. Mais do que um evento de ciência, esta é uma oportunidade para envolver o público nos desafios globais que marcam o presente e o futuro da humanidade”, realça a instituição de ensino. Poderá consultar todas as atividades que vão decorrer durante evento aqui.

 

Outono traz música erudita às igrejas de Almada

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Circulação interditada na zona ribeirinha da Trafaria

Risco de cheia leva ao encerramento da frente ribeirinha. Junta de Freguesia pede prudência...

Seis famílias realojadas em Almada devido ao mau tempo

Frentes ribeirinhas e marítimas e estado de fragilidade das arribas são as principais preocupações...

Desabamento na arriba leva moradores a saírem de casa na Costa da Caparica: “Não me lembro de algo assim”

Deslizamento de terra volta a expor a vulnerabilidade das habitações localizadas junto à encosta.   Sandra...

Parque Urbano da Costa da Caparica encerrado por tempo indeterminado

Medida mantém parque fechado até estabilização do terreno após chuvas intensas.   O Parque Urbano da...