anuncio-farmacia-sobreda
19.8 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Teatro, festivais e visitas guiadas: 9 sugestões para o verão em Almada

Esta semana, preparámos uma seleção de eventos onde não faltam concertos, um apocalipse zombie, visitas guiadas ou um mercado no antigo presídio da Trafaria. Não esquecemos o Festival de Almada, com vários espetáculos por descobrir e concertos na esplanada.

 

1. Ver teatro no Festival de Almada

Chegou o aguardado Festival de teatro de Almada, que volta a trazer à cidade reconhecidos criadores nacionais e internacionais. Depois do arranque com “Terminal” e Cante Alentejano, continuam os espetáculos de teatro, performance, marionetas, entre outros.

Trabalhadores invisíveis sujeitos às amarras incertas do capitalismo são o foco de “Além da Dor”, ideia original do dramaturgo Alexander Zeldin que evidencia as relações precárias, fugazes e frágeis dos nossos dias, tomando como quadro o turno da noite numa fábrica de processamento de carne em Inglaterra. Para ver a 5, 7 e 9 de julho às 21h30, ou a 6 de julho, às 19h, na sala experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

Regressa também “Jogging”, da libanesa Hanane Hajj Ali, escolha do público em 2023, de 5 a 7 de julho. “Fonte de Raiva”, de Cucha Carvalheiro, “1001 Noites – Irmã Palestina” ou “La Tempesta” são outros dos destaques para a semana. Conheça o programa completo do Festival de Almada no jornal ALMADENSE.

 

2. Beber um copo e ouvir música na esplanada

festival-esplanada

Para além dos espetáculos de elevada qualidade, o Festival de Teatro traz ainda concertos à esplanada da Escola D. António da Costa de 4 a 18 de julho.

O trio “Bissau-Lisboa” faz a ponte entre as duas paisagens com jazz e improviso à mistura às 20h de sexta-feira, dia 5 de julho. No dia seguinte, 6 de julho, Rita Vian atua às 24h, trazendo ao palco uma nova forma de olhar para o fado através do rap e da música eletrónica. Antes, às 20h30, há ainda lugar para o concerto de Nuno Carpinteiro Trio. Descubra mais sobre os concertos na esplanada na página do ALMADENSE.

 

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

3. Aproveitar o verão no Sumol Summer Fest

wet-bed-gang

Nos dias 5 e 6 de julho, o Sumol Summer Fest regressa à Praia de São João, na Costa da Caparica, para celebrar o verão, a amizade e a música. Os Wet Bed Gang trazem o hip-hop nacional ao parque do Inatel no dia 5 de julho. Na mesma noite atuam ainda o jovem brasileiro Teto, o rapper Nemzzz ou o norte-americano A$AP Twelvyy.

Já no dia 6 de julho, o cabeça de cartaz é o rapper Offset do ex-trio Migos, um dos principais grupos de hip-hop da última década. No mesmo dia, destaque para a atuação de Wiu, Lon3r Johny, YEИDRY e King. Os bilhetes podem ser adquiridos através da página do festival.

 

3. Conhecer tasquinhas e artesanato no Mercado Municipal

portas-abertas

A 5 de julho, o Mercado Municipal e a Rua de Olivença vão ser palco de concertos, espetáculos de dança e um desfile de moda. Na rua e dentro do mercado, os almadenses podem ainda encontrar petiscos, doçaria e artesanato local.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

O desfile está marcado para as 21h30, com a participação especial de Sara Sousa Pinto e de Madjer. Segue-se o concerto dos MT80, banda de rock de tributo aos anos 80, que traz a Almada os grandes êxitos da época. Durante a tarde vai haver dança, percussão e atividades para os mais novos. A entrada é gratuita. Consulte o programa completo na página do ALMADENSE.

 

4. Viver um verdadeiro “Apocalypse Zombie” na Charneca

Nos dias 5 e 6 de julho, das 21h à 1h da madrugada, há “Apocalypse Zombie” com enigmas, armas de gel e muitos sustos na Quinta de Cima, Charneca de Caparica. Cada equipa recebe três vidas e uma missão. A partir daí, os participantes vão ter de lutar, desvendar enigmas, esconder-se, fugir, matar zombies e atingir o objetivo final – tudo isto com apenas três vidas.

Limitada a maiores de 16 anos, a participação tem o valor de 25 euros, com o máximo de 15 participantes por sessão. Os bilhetes podem ser adquiridos online ou reservados através do e-mail producoesimersivas@gmail.com ou do contacto 932 942 400.

 

5. Descobrir a Cova da Piedade numa visita guiada

cova-piedade

A 6 de julho, pelas 11h, junte-se à técnica do Museu de Almada – Casa da Cidade Ana Costa para uma visita guiada pela Cova da Piedade. A partir do núcleo “Fazer pela Vida” da exposição “Entre Dois Mares e Um Rio”, patente no museu, os participantes vão descobrir os espaços públicos que há cem anos eram fulcrais na vida económica, social e cultural da Cova da Piedade, desde as fábricas aos estabelecimentos de ensino e comércio.

O percurso inicia no museu e termina com uma visita ao palacete do industrial António José Gomes, figura emblemática do período republicano. A iniciativa é gratuita, com inscrição obrigatória através do email museus.comunica@cm-almada.pt

 

6. Aproveitar street food, música e arte na antiga prisão da Trafaria

A 6 e 7 de julho, a partir das 17h e noite dentro, as Night Stories chegam ao antigo presídio da Trafaria com street food, música e arte. Nesta edição, as Night Stories contam com a presença da Assembleia, um coletivo de músicos brasileiros que convida Millos Kaiser para se juntar à festa. Ao longo de todo o fim de semana, o evento irá contar com variadas bancas de street food, marcas de roupa e tatuadores. Os bilhetes estão à venda online, com o valor de 20 euros para os dois dias, 15 euros para sábado e 10 euros para domingo.

 

7. Vibrar num concerto de tributo aos Pink Floyd

Na noite de sábado, 6 de julho, pelas 21h30, o Cine Incrível – Alma Danada recebe um concerto de tributo aos míticos Pink Floyd com After Floyd, banda formada em 2013 que tem espalhado a música de Roger Waters, David Gilmour, Richard Wright e Nick Mason por todo o país. A Almada, os After Floyd trazem grandes êxitos como “Another Brick in the Wall”, “Shine on You Crazy Diamond” ou “Wish You Were Here”. Os bilhetes têm o valor de 10 euros e podem ser adquiridos online.

 

8. Conversar sobre multiculturalidade na Caparica

maria-lamas

“Interculturalidade e multiculturalidade antes e depois do 25 de Abril” é o tema da próxima biblioteca humana, que decorre na quarta-feira, 10 de julhopelas 15h na Biblioteca Municipal Maria, no Monte de Caparica.

Em grupo, os participantes vão aprender mais sobre a cidade das várias culturas e etnias que é Almada, pensando o acolhimento dos moradores estrangeiros e trocando experiências. Criado em 1993, o conceito de Biblioteca Humana teve um impacto positivo na compreensão mútua e tolerância sendo, há 21 anos, reconhecido pelo Conselho Europeu como uma prática a encorajar. A entrada para a roda de conversa é livre, sujeita à limitação do espaço.

 

Quer receber as sugestões culturais do ALMADENSE todas as semanas no seu e-mail? Subscreva a newsletter aqui.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/musica-ao-luar-traz-buba-espinho-a-charneca-de-caparica-em-julho/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
festa-vilas-charneca

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Festival gastronómico destaca agricultura e pesca locais na Costa da Caparica

O Festival Terras da Costa e do Mar volta a trazer à Costa da...

Música, exposições e um curso de teatro acompanham o Festival de Almada

Além dos nove palcos que darão vida ao festival organizado pela Companhia de Teatro...

“Trafaria com Prova”: vinho e visitas históricas para descobrir este fim de semana

A Trafaria convida à descoberta dos vinhos nacionais, da gastronomia local e da história...

Costa da Caparica dá palco aos 15 anos de Sumol Summer Fest

O Sumol Summer Fest regressa à Praia de São João, na Costa da Caparica,...