14.1 C
Almada

Teatro, festivais e visitas guiadas: 9 sugestões para o verão em Almada

Esta semana, preparámos uma seleção de eventos onde não faltam concertos, um apocalipse zombie, visitas guiadas ou um mercado no antigo presídio da Trafaria. Não esquecemos o Festival de Almada, com vários espetáculos por descobrir e concertos na esplanada.

 

1. Ver teatro no Festival de Almada

Chegou o aguardado Festival de teatro de Almada, que volta a trazer à cidade reconhecidos criadores nacionais e internacionais. Depois do arranque com “Terminal” e Cante Alentejano, continuam os espetáculos de teatro, performance, marionetas, entre outros.

Trabalhadores invisíveis sujeitos às amarras incertas do capitalismo são o foco de “Além da Dor”, ideia original do dramaturgo Alexander Zeldin que evidencia as relações precárias, fugazes e frágeis dos nossos dias, tomando como quadro o turno da noite numa fábrica de processamento de carne em Inglaterra. Para ver a 5, 7 e 9 de julho às 21h30, ou a 6 de julho, às 19h, na sala experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite.

- PUBLICIDADE -
referencia

Regressa também “Jogging”, da libanesa Hanane Hajj Ali, escolha do público em 2023, de 5 a 7 de julho. “Fonte de Raiva”, de Cucha Carvalheiro, “1001 Noites – Irmã Palestina” ou “La Tempesta” são outros dos destaques para a semana. Conheça o programa completo do Festival de Almada no jornal ALMADENSE.

 

2. Beber um copo e ouvir música na esplanada

festival-esplanada

Para além dos espetáculos de elevada qualidade, o Festival de Teatro traz ainda concertos à esplanada da Escola D. António da Costa de 4 a 18 de julho.

O trio “Bissau-Lisboa” faz a ponte entre as duas paisagens com jazz e improviso à mistura às 20h de sexta-feira, dia 5 de julho. No dia seguinte, 6 de julho, Rita Vian atua às 24h, trazendo ao palco uma nova forma de olhar para o fado através do rap e da música eletrónica. Antes, às 20h30, há ainda lugar para o concerto de Nuno Carpinteiro Trio. Descubra mais sobre os concertos na esplanada na página do ALMADENSE.

 

- PUBLICIDADE -
referencia

3. Aproveitar o verão no Sumol Summer Fest

wet-bed-gang

Nos dias 5 e 6 de julho, o Sumol Summer Fest regressa à Praia de São João, na Costa da Caparica, para celebrar o verão, a amizade e a música. Os Wet Bed Gang trazem o hip-hop nacional ao parque do Inatel no dia 5 de julho. Na mesma noite atuam ainda o jovem brasileiro Teto, o rapper Nemzzz ou o norte-americano A$AP Twelvyy.

Já no dia 6 de julho, o cabeça de cartaz é o rapper Offset do ex-trio Migos, um dos principais grupos de hip-hop da última década. No mesmo dia, destaque para a atuação de Wiu, Lon3r Johny, YEИDRY e King. Os bilhetes podem ser adquiridos através da página do festival.

 

3. Conhecer tasquinhas e artesanato no Mercado Municipal

portas-abertas

A 5 de julho, o Mercado Municipal e a Rua de Olivença vão ser palco de concertos, espetáculos de dança e um desfile de moda. Na rua e dentro do mercado, os almadenses podem ainda encontrar petiscos, doçaria e artesanato local.

- PUBLICIDADE -

O desfile está marcado para as 21h30, com a participação especial de Sara Sousa Pinto e de Madjer. Segue-se o concerto dos MT80, banda de rock de tributo aos anos 80, que traz a Almada os grandes êxitos da época. Durante a tarde vai haver dança, percussão e atividades para os mais novos. A entrada é gratuita. Consulte o programa completo na página do ALMADENSE.

 

4. Viver um verdadeiro “Apocalypse Zombie” na Charneca

Nos dias 5 e 6 de julho, das 21h à 1h da madrugada, há “Apocalypse Zombie” com enigmas, armas de gel e muitos sustos na Quinta de Cima, Charneca de Caparica. Cada equipa recebe três vidas e uma missão. A partir daí, os participantes vão ter de lutar, desvendar enigmas, esconder-se, fugir, matar zombies e atingir o objetivo final – tudo isto com apenas três vidas.

Limitada a maiores de 16 anos, a participação tem o valor de 25 euros, com o máximo de 15 participantes por sessão. Os bilhetes podem ser adquiridos online ou reservados através do e-mail producoesimersivas@gmail.com ou do contacto 932 942 400.

 

5. Descobrir a Cova da Piedade numa visita guiada

cova-piedade

A 6 de julho, pelas 11h, junte-se à técnica do Museu de Almada – Casa da Cidade Ana Costa para uma visita guiada pela Cova da Piedade. A partir do núcleo “Fazer pela Vida” da exposição “Entre Dois Mares e Um Rio”, patente no museu, os participantes vão descobrir os espaços públicos que há cem anos eram fulcrais na vida económica, social e cultural da Cova da Piedade, desde as fábricas aos estabelecimentos de ensino e comércio.

O percurso inicia no museu e termina com uma visita ao palacete do industrial António José Gomes, figura emblemática do período republicano. A iniciativa é gratuita, com inscrição obrigatória através do email museus.comunica@cm-almada.pt

 

6. Aproveitar street food, música e arte na antiga prisão da Trafaria

A 6 e 7 de julho, a partir das 17h e noite dentro, as Night Stories chegam ao antigo presídio da Trafaria com street food, música e arte. Nesta edição, as Night Stories contam com a presença da Assembleia, um coletivo de músicos brasileiros que convida Millos Kaiser para se juntar à festa. Ao longo de todo o fim de semana, o evento irá contar com variadas bancas de street food, marcas de roupa e tatuadores. Os bilhetes estão à venda online, com o valor de 20 euros para os dois dias, 15 euros para sábado e 10 euros para domingo.

 

7. Vibrar num concerto de tributo aos Pink Floyd

Na noite de sábado, 6 de julho, pelas 21h30, o Cine Incrível – Alma Danada recebe um concerto de tributo aos míticos Pink Floyd com After Floyd, banda formada em 2013 que tem espalhado a música de Roger Waters, David Gilmour, Richard Wright e Nick Mason por todo o país. A Almada, os After Floyd trazem grandes êxitos como “Another Brick in the Wall”, “Shine on You Crazy Diamond” ou “Wish You Were Here”. Os bilhetes têm o valor de 10 euros e podem ser adquiridos online.

 

8. Conversar sobre multiculturalidade na Caparica

maria-lamas

“Interculturalidade e multiculturalidade antes e depois do 25 de Abril” é o tema da próxima biblioteca humana, que decorre na quarta-feira, 10 de julhopelas 15h na Biblioteca Municipal Maria, no Monte de Caparica.

Em grupo, os participantes vão aprender mais sobre a cidade das várias culturas e etnias que é Almada, pensando o acolhimento dos moradores estrangeiros e trocando experiências. Criado em 1993, o conceito de Biblioteca Humana teve um impacto positivo na compreensão mútua e tolerância sendo, há 21 anos, reconhecido pelo Conselho Europeu como uma prática a encorajar. A entrada para a roda de conversa é livre, sujeita à limitação do espaço.

 

Quer receber as sugestões culturais do ALMADENSE todas as semanas no seu e-mail? Subscreva a newsletter aqui.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/musica-ao-luar-traz-buba-espinho-a-charneca-de-caparica-em-julho/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Para além da praia: a resistência cultural da livraria “Poets & Dragons” na Costa da Caparica

Num território mais conhecido pela praia e pelo surf, a livraria The Poets &...

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...