13.6 C
Almada

Concertos, comédia e exposições: 10 sugestões para o fim de semana em Almada

Um concerto solidário pela Ucrânia com os UHF, um espetáculo de comédia com Fernando Rocha ou a visita a três exposições patentes na Casa da Cerca são algumas das dez sugestões do ALMADENSE para este fim de semana.

 

Quase em março, começa a fazer-se sentir em Almada a vontade de sair de casa e prolongar os dias. Entre espetáculos de comédia, um concerto com os UHF, uma visita guiada à Casa da Cerca ou oficinas de artes plásticas para os mais novos, são dez as sugestões do ALMADENSE para a próxima semana.

 

1. Inaugurar uma biblioteca móvel

- PUBLICIDADE -
referencia

biblioteca-movel

No sábado, 24 de fevereiro, pelas 11h, a Bandlivros – associação das bibliotecas livres das crianças de Almada – convida todos a marcar presença na inauguração da Galinha Biblioteca Móvel, no 4Bio, supermercado biológico da Avenida António José Gomes, na Cova da Piedade. Haverá histórias para ouvir com Bárbara Ramos e degustação de alimentos biológicos.

A Bandlivros é uma organização sem fins lucrativos que promove a leitura e a cultura através de atividades gratuitas em escolas, bibliotecas e espaços públicos. A inauguração da biblioteca móvel conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada e da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.

 

2. Ouvir 12 coros, uma banda filarmónica e uma tuna universitária

Almada acolhe, entre 24 e 25 de fevereiro, sábado e domingo, a quinta edição do Festival Internacional de Coros “Alma da Voz”. O concelho vai receber 12 coros, uma banda filarmónica e uma tuna universitária. A organização apela à presença de todos nos concertos, “que serão seguramente momentos altos da nossa vida cultural e musical”.

No sábado, a programação começa com um concerto no Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB) às 15h, seguindo-se o concerto no salão de festas da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, pelas 17h. Já no domingo, o TMJB recebe o concerto de encerramento, às 15h. A entrada é gratuita.

- PUBLICIDADE -
referencia

 

3. Visitar três exposições na Casa da Cerca

casa-cerca

Na tarde de sábado, 24 de fevereiro, a partir das 15h, acompanhe a última visita às exposições patentes na Casa da Cerca nesta temporada. Descubra a exposição coletiva “Chama-lhe apenas horizonte”, visite “A membrana de sedimentação” de Maria Appleton ou descubra a relação entre os artistas Cisela Björk e Rogério Ribeiro, que se relacionam intrinsecamente com o nascer do projeto Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, na exposição “Sete cartas a Cisela”.

A visita conta com orientação de Sílvia Moreira e é destinada a todo o público a partir dos 6 anos. A entrada é gratuita, com reserva através do e-mail marcar.cac@cm-almada.pt.

 

4. Ler e ouvir poesia no Solar dos Zagallos

“O que é a poesia, afinal, e para que serve?” – é este o mote da sessão de poesia promovida pela Aletria Biblioteca Itinerante no jardim do Solar dos Zagallos, às 16h de sábado, dia 24 de fevereiro.

- PUBLICIDADE -
referencia

A partir das 15h, e até às 18h, a biblioteca itinerante vai pousar neste jardim na Sobreda para uma sessão de leituras comentadas de poesias de todos os tempos, em que todos são convidados a levar o seu próprio poema. A iniciativa gratuita conta com mediação da Associação Cultural Casa Invisível.

 

5. Levar os mais novos a uma oficina de artes plásticas

Também no sábado, 24 de fevereiro, o Teatro Municipal Joaquim Benite recebe uma oficina de artes plásticas para os mais novos. “Máscaras de Revolução” permite refletir sobre o poder das máscaras enquanto se criam máscaras de papel.

“Pensando nas mulheres, na força e na voz que têm, convidamo-vos a pensar na máscara como uma forma de poder revolucionário. Vamos fazer máscaras de papel e descobrir o que queremos dizer ao Mundo”, impele a organização. A atividade é mediada pelo Porta Amarela, projecto de mediação artística que tem como objetivo contribuir para a educação da sensibilidade artística das crianças.

As sessões acontecem às 15h (para crianças dos 5 aos 8 anos) e às 16h (dos 9 aos 12 anos). A inscrição tem o valor de 5 euros (2,5 euros para os jovens membros do Clube de Amigos) e pode ser feita através do telefone  917 433 120 ou do e-mail bilheteira@ctalmada.pt.

 

6. Ver um espetáculo de dança sobre tecnologia e sustentabilidade

Dando um salto ao Laranjeiro, na tarde de sábado, 24 de fevereiro, pode assistir à apresentação do espetáculo “Per Solo” no Centro Cultural e Juvenil de Sto. Amaro a partir das 17h.

Criada pela Companhia Alcateia, esta é “uma exibição que destaca a interligação entre a beleza da dança e a preocupação ambiental”, indica a organização. Com criações originais dos bailarinos, e sob a orientação das coreógrafas Ana Nunes e Rafaela Gomes, o espetáculo reflete sobre as inquietudes e fascínios relacionados com a sustentabilidade e a inovação tecnológica. “É uma experiência que transcende as fronteiras do palco, alimentando a alma e estimulando a reflexão sobre a nossa relação com o mundo que nos rodeia”.

O espetáculo insere-se na programação “À Volta das Casas”, contando com entrada gratuita. As reservas devem ser feitas através do e-mail juventude@cm-almada.pt.

 

7. Rir com Fernando Rocha na Academia Almadense

Também a 24 de fevereiro, pelas 21h30, a Academia Almadense recebe Fernando Rocha, comediante que “dispensa apresentações e é unanimemente considerado um dos maiores comediantes de Portugal”, adianta a organização. A Almada, o humorista traz as piadas sem complexos que lhe valem um lugar de destaque no palco da comédia portuguesa.

Com o “Levanta-te e Ri” na SIC, Fernando Rocha alcança enorme notoriedade por todo o país, que percorre de Norte a Sul. O comediante regressa agora a Almada, com bilhetes dos 14 aos 22 euros que podem ser adquiridos nas lojas FNAC.

 

8. Assistir a um concerto solidário pela paz na Ucrânia

Antonio-Ribeiro-UHF

Também a 24 de fevereiro, às 21h, terá lugar no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça um concerto solidário pela Ucrânia. O concerto acontece no dia que marca os dois anos da guerra entre a Ucrânia e a Rússia, “para que não esqueçamos aqueles que sofrem”, e conta com atuações dos UHF, do tenor João Mendonza, do carrilhanista Abel Chaves, Compis del Cante, Margot e Domingos Guerreiro.

O espetáculo é promovido pelo Lions Clube de Almada. Os bilhetes têm o valor único de 5 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do auditório ou reservados através do e-mail auditorio@cm-almada.pt.

 

9. Ver um espetáculo de comédia no Cine Incrível

Ainda na noite de sábado, 24 de fevereiro, aproveite para ver mais um espetáculo de comédia stand-up no Cine Incrível, com início marcado para as 21h30. Nesta nova sessão do Rialma, clube de comédia de Almada, os convidados são Iolanda Figueiredo, Miro Vemba e Tomás Matos, “além dos habituais convidados surpresa”, adianta a organização. A entrada tem o valor de 6 euros, podendo ser adquirida à porta ou online.

 

10. Descobrir mais sobre a história de Almada

23-julho

A 25 de fevereiro, domingo, às 15h, o Clube do Sargento da Armada promove a apresentação do livro “Avenida de 23 de julho de 1833 (Vitória Liberal)”, que reconhece e valoriza os 40 anos de topónimo e os 190 anos da batalha da Cova da Piedade. A apresentação terá lugar no salão nobre do Clube do Sargento da Armada, no Feijó.

O livro versa sobre a batalha da Cova da Piedade, travada no dia 23 de Julho de 1833 entre as forças absolutistas de Dom Miguel e as forças liberais de Dom Pedro IV. Aí, o exército liberal conseguiu avançar sobre os absolutistas, forçando-os a bater em retirada em direção a Lisboa, tendo-se, então, refugiado no Castelo de Almada, mais tarde também capturado pelos liberais. Esta vitória marcou o fim das esperanças dos miguelistas de conter o avanço liberal sobre a capital, e foi decisiva para o fim da Guerra Civil Portuguesa.

 

Se desejar receber as sugestões culturais do jornal ALMADENSE todas as semanas no seu e-mail, subscreva a nossa newsletter. Saiba como.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/alojamento-local-detem-77-das-camas-turisticas-em-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Circulação interditada na zona ribeirinha da Trafaria

Risco de cheia leva ao encerramento da frente ribeirinha. Junta de Freguesia pede prudência...

Retomada ligação fluvial entre Porto Brandão e Belém [atualizada]

Os veículos Classe A (motorizadas) e os veículos Classe B (motos) podem ser transportados,...

Ponte 25 de Abril encerrada a motociclos e viaturas com capotas de lona devido ao vento

Medida foi adotada esta quinta-feira por razões de segurança. Túnel de acesso de Almada...

Seis famílias realojadas em Almada devido ao mau tempo

Frentes ribeirinhas e marítimas e estado de fragilidade das arribas são as principais preocupações...