Sexta-feira, Julho 19, 2024
CulturaDestaqueOutros Destaques

Concertos, comédia e exposições: 10 sugestões para o fim de semana em Almada

Um concerto solidário pela Ucrânia com os UHF, um espetáculo de comédia com Fernando Rocha ou a visita a três exposições patentes na Casa da Cerca são algumas das dez sugestões do ALMADENSE para este fim de semana.

 

Quase em março, começa a fazer-se sentir em Almada a vontade de sair de casa e prolongar os dias. Entre espetáculos de comédia, um concerto com os UHF, uma visita guiada à Casa da Cerca ou oficinas de artes plásticas para os mais novos, são dez as sugestões do ALMADENSE para a próxima semana.

 

1. Inaugurar uma biblioteca móvel

Publicidade
FCT-gif-2

biblioteca-movel

No sábado, 24 de fevereiro, pelas 11h, a Bandlivros – associação das bibliotecas livres das crianças de Almada – convida todos a marcar presença na inauguração da Galinha Biblioteca Móvel, no 4Bio, supermercado biológico da Avenida António José Gomes, na Cova da Piedade. Haverá histórias para ouvir com Bárbara Ramos e degustação de alimentos biológicos.

A Bandlivros é uma organização sem fins lucrativos que promove a leitura e a cultura através de atividades gratuitas em escolas, bibliotecas e espaços públicos. A inauguração da biblioteca móvel conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada e da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.

 

2. Ouvir 12 coros, uma banda filarmónica e uma tuna universitária

Almada acolhe, entre 24 e 25 de fevereiro, sábado e domingo, a quinta edição do Festival Internacional de Coros “Alma da Voz”. O concelho vai receber 12 coros, uma banda filarmónica e uma tuna universitária. A organização apela à presença de todos nos concertos, “que serão seguramente momentos altos da nossa vida cultural e musical”.

No sábado, a programação começa com um concerto no Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB) às 15h, seguindo-se o concerto no salão de festas da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, pelas 17h. Já no domingo, o TMJB recebe o concerto de encerramento, às 15h. A entrada é gratuita.

 

3. Visitar três exposições na Casa da Cerca

casa-cerca

Na tarde de sábado, 24 de fevereiro, a partir das 15h, acompanhe a última visita às exposições patentes na Casa da Cerca nesta temporada. Descubra a exposição coletiva “Chama-lhe apenas horizonte”, visite “A membrana de sedimentação” de Maria Appleton ou descubra a relação entre os artistas Cisela Björk e Rogério Ribeiro, que se relacionam intrinsecamente com o nascer do projeto Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, na exposição “Sete cartas a Cisela”.

A visita conta com orientação de Sílvia Moreira e é destinada a todo o público a partir dos 6 anos. A entrada é gratuita, com reserva através do e-mail marcar.cac@cm-almada.pt.

 

4. Ler e ouvir poesia no Solar dos Zagallos

“O que é a poesia, afinal, e para que serve?” – é este o mote da sessão de poesia promovida pela Aletria Biblioteca Itinerante no jardim do Solar dos Zagallos, às 16h de sábado, dia 24 de fevereiro.

A partir das 15h, e até às 18h, a biblioteca itinerante vai pousar neste jardim na Sobreda para uma sessão de leituras comentadas de poesias de todos os tempos, em que todos são convidados a levar o seu próprio poema. A iniciativa gratuita conta com mediação da Associação Cultural Casa Invisível.

 

5. Levar os mais novos a uma oficina de artes plásticas

Também no sábado, 24 de fevereiro, o Teatro Municipal Joaquim Benite recebe uma oficina de artes plásticas para os mais novos. “Máscaras de Revolução” permite refletir sobre o poder das máscaras enquanto se criam máscaras de papel.

“Pensando nas mulheres, na força e na voz que têm, convidamo-vos a pensar na máscara como uma forma de poder revolucionário. Vamos fazer máscaras de papel e descobrir o que queremos dizer ao Mundo”, impele a organização. A atividade é mediada pelo Porta Amarela, projecto de mediação artística que tem como objetivo contribuir para a educação da sensibilidade artística das crianças.

As sessões acontecem às 15h (para crianças dos 5 aos 8 anos) e às 16h (dos 9 aos 12 anos). A inscrição tem o valor de 5 euros (2,5 euros para os jovens membros do Clube de Amigos) e pode ser feita através do telefone  917 433 120 ou do e-mail bilheteira@ctalmada.pt.

 

6. Ver um espetáculo de dança sobre tecnologia e sustentabilidade

Dando um salto ao Laranjeiro, na tarde de sábado, 24 de fevereiro, pode assistir à apresentação do espetáculo “Per Solo” no Centro Cultural e Juvenil de Sto. Amaro a partir das 17h.

Criada pela Companhia Alcateia, esta é “uma exibição que destaca a interligação entre a beleza da dança e a preocupação ambiental”, indica a organização. Com criações originais dos bailarinos, e sob a orientação das coreógrafas Ana Nunes e Rafaela Gomes, o espetáculo reflete sobre as inquietudes e fascínios relacionados com a sustentabilidade e a inovação tecnológica. “É uma experiência que transcende as fronteiras do palco, alimentando a alma e estimulando a reflexão sobre a nossa relação com o mundo que nos rodeia”.

O espetáculo insere-se na programação “À Volta das Casas”, contando com entrada gratuita. As reservas devem ser feitas através do e-mail juventude@cm-almada.pt.

 

7. Rir com Fernando Rocha na Academia Almadense

Também a 24 de fevereiro, pelas 21h30, a Academia Almadense recebe Fernando Rocha, comediante que “dispensa apresentações e é unanimemente considerado um dos maiores comediantes de Portugal”, adianta a organização. A Almada, o humorista traz as piadas sem complexos que lhe valem um lugar de destaque no palco da comédia portuguesa.

Com o “Levanta-te e Ri” na SIC, Fernando Rocha alcança enorme notoriedade por todo o país, que percorre de Norte a Sul. O comediante regressa agora a Almada, com bilhetes dos 14 aos 22 euros que podem ser adquiridos nas lojas FNAC.

 

8. Assistir a um concerto solidário pela paz na Ucrânia

Antonio-Ribeiro-UHF

Também a 24 de fevereiro, às 21h, terá lugar no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça um concerto solidário pela Ucrânia. O concerto acontece no dia que marca os dois anos da guerra entre a Ucrânia e a Rússia, “para que não esqueçamos aqueles que sofrem”, e conta com atuações dos UHF, do tenor João Mendonza, do carrilhanista Abel Chaves, Compis del Cante, Margot e Domingos Guerreiro.

O espetáculo é promovido pelo Lions Clube de Almada. Os bilhetes têm o valor único de 5 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do auditório ou reservados através do e-mail auditorio@cm-almada.pt.

 

9. Ver um espetáculo de comédia no Cine Incrível

Ainda na noite de sábado, 24 de fevereiro, aproveite para ver mais um espetáculo de comédia stand-up no Cine Incrível, com início marcado para as 21h30. Nesta nova sessão do Rialma, clube de comédia de Almada, os convidados são Iolanda Figueiredo, Miro Vemba e Tomás Matos, “além dos habituais convidados surpresa”, adianta a organização. A entrada tem o valor de 6 euros, podendo ser adquirida à porta ou online.

 

10. Descobrir mais sobre a história de Almada

23-julho

A 25 de fevereiro, domingo, às 15h, o Clube do Sargento da Armada promove a apresentação do livro “Avenida de 23 de julho de 1833 (Vitória Liberal)”, que reconhece e valoriza os 40 anos de topónimo e os 190 anos da batalha da Cova da Piedade. A apresentação terá lugar no salão nobre do Clube do Sargento da Armada, no Feijó.

O livro versa sobre a batalha da Cova da Piedade, travada no dia 23 de Julho de 1833 entre as forças absolutistas de Dom Miguel e as forças liberais de Dom Pedro IV. Aí, o exército liberal conseguiu avançar sobre os absolutistas, forçando-os a bater em retirada em direção a Lisboa, tendo-se, então, refugiado no Castelo de Almada, mais tarde também capturado pelos liberais. Esta vitória marcou o fim das esperanças dos miguelistas de conter o avanço liberal sobre a capital, e foi decisiva para o fim da Guerra Civil Portuguesa.

 

Se desejar receber as sugestões culturais do jornal ALMADENSE todas as semanas no seu e-mail, subscreva a nossa newsletter. Saiba como.

 

Alojamento local detém 77% das camas turísticas em Almada

Publicidade
we-find-2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *