Escola de verão da NOVA FCT recebeu participantes de todo o mundo

Durante uma semana, 50 participantes de várias nacionalidades e áreas científicas juntaram-se para explorar a aprendizagem automática, ou “machine learning”, no contexto da ciência aeroespacial.

 

Chegaram de todo o mundo os alunos que participaram na primeira edição da verão ML4Space da NOVA FCT, que, durante oito dias, aprofundaram o seu conhecimento sobre a aprendizagem automática e sobre as suas valências para uma mais profícua exploração do espaço.

“Esta primeira edição foi um sucesso. Além de termos superado o número esperado de candidatos, conseguimos atrair pessoas de muitos pontos do mundo e dar a conhecer o que a NOVA FCT já faz nesta área” explicou a coordenadora Cláudia Soares, professora do Departamento de Informática e investigadora do NOVA LINCS, citada pela FCT.

A aprendizagem automática, também conhecida como Machine Learning (ML), é uma disciplina dentro da Inteligência Artificial que desenvolve algoritmos para fazer previsões sobre eventos ou resultados futuros com base em padrões nos dados. Por exemplo, quando se tenta prever se vai chover amanhã, um algoritmo de ML usa dados meteorológicos passados para fazer uma previsão.

- PUBLICIDADE -

Estes algoritmos são úteis em várias situações, entre as quais o diagnóstico de doenças. A ML é ainda utilizada em processamento de linguagem natural para reconhecimento de fala, tradução de idiomas, chatbots como o ChatGPT e em ciber-segurança, de modo a identificar e prevenir ciber-ataques. No domínio científico, esta tecnologia é utilizada em astronomia e na descoberta de novos medicamentos.

A ML4Space proporcionou aos participantes a possibilidade de “treinarem modelos e executarem inferências combinando algoritmos com a física do problema”, como referiu a aluna Cláudia Soares, “além de um intercâmbio de experiências entre investigadores, estudantes e profissionais da indústria”.

Nelson Lima, aluno de doutoramento em Ciências Aplicadas à Gestão, é uma das presenças mais surpreendentes. “Quis satisfazer a minha curiosidade sobre a aplicação do machine learning à Gestão, saindo da minha zona de conforto, e desafiar esta ligação, aparentemente, pouco óbvia, mas que é cada vez mais necessária”, explicou.

Para Fatina Basmadji, docente e investigadora no Space Research Centre of the Polish Academy and Sciences, esta foi “uma oportunidade para melhorar competências, combinar diferentes tópicos e testar as suas possíveis aplicações, por exemplo, em atividades do terceiro sector”. Foi através de uma colega de doutoramento na Polónia que soube da ML4Space.

A ML4Space decorreu entre 1 e 8 de setembro, no campus de Caparica, no âmbito do Projeto Artificial Intelligence Fights Space Debris, cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus NextGenerationEU.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/fct-nova-recebe-mais-de-mil-novos-alunos-com-iniciativas-de-acolhimento/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Tudo-festa

Últimas

PUBLICIDADE
cma-capuchos

Mais Notícias

PUBLICIDADE
reis-barata-vertical

Artigos Relacionados

Primeiro Encontro de Gigantones Portugal junta oito grupos no Parque da Paz

Evento, que está incluído nas festas de Almada, conta com a participação de oito grupos, que trazem mais de 30 Gigantones e Cabeçudos.

Festival de Folclore traz música e dança popular ao Parque da Paz

Evento está incluído no programa "Está tudo em festa", que está de regresso ao concelho de Almada em junho. A entrada é livre.

Mundial de Futebol: Costa da Caparica recebe Fan Fest com ecrã gigante, música e jogos

Evento inclui street food, música, áreas de lazer e várias propostas de animação junto à praia.

Almada Forum celebra Mundial 2026 com espaço dedicado ao futebol

Centro comercial vai contar com um ecrã gigante onde vão ser transmitidos os jogos. Iniciativa conta, também, com um torneio de matraquilhos.