“As Cores da Água”, videodança de Hugo David, e “ShortCut”, dança encenada da coreógrafa Inês Pedruco, estreiam a 22 e 30 de setembro. Os espetáculos integram-se na Quinzena de Dança de Almada.
Durante a 31. ª edição da Quinzena de Dança, vão ser apresentadas em espaços culturais do concelho de Almada duas coreografias desenvolvidas na Companhia de Dança de Almada (Ca.DA). A 22 de setembro, às 15h, estreia no Salão das Carochas a videodança “As Cores da Água”, de Hugo David. A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala.
Já “Shortcut”, da coreógrafa Inês Pedruco, estreia no dia 30 de setembro pelas 21h30, no Teatro Municipal Joaquim Benite. A entrada tem o valor de 12 euros para público adulto e de 7 euros para jovens, seniores e grupos.
“As Cores da Água”, de Hugo David, é um projeto de videodança que se propõe a transportar os corpos dos intérpretes para fora do palco, fazendo face aos desafios exteriores. Entre os vários elementos que abraçam os corpos numa linguagem fotográfica, destaca-se a água que, ganhando cada vez maior presença, se transforma num agente intérprete de movimento, cor, forma e luz.
“ShortCut”, coreografia de Inês Pedruco que pode ser vista em tempo real, é uma criação inspirada em alguns contos do livro “Short Movies” de Gonçalo M. Tavares. Na sinopse, assinada pelo assistente de dramaturgia Rafael Barreto, a obra é descrita como “uma visita ao interior de alguém”, que conta várias histórias enquanto se foca apenas numa. A ideia foi “reproduzir os sentimentos do autor”, explicam os criadores, através de um “diálogo artístico que funde a imagem literária e a imagem poética da dança”.
“As Cores da Água” e “Shortcut” fazem parte da programação da Quinzena de Dança de Almada, uma iniciativa da Ca.DA que procura trazer aos almadenses obras inovadoras de alta qualidade artística. A programação completa e informação sobre bilheteira estão disponíveis na página oficial da iniciativa.
https://almadense.sapo.pt/cidade/castelo-de-almada-e-pacos-do-concelho-abrem-portas-para-visitas-guiadas/