9.9 C
Almada

50 anos de Almada: uma programação para comemorar a cidade

Um cortejo comemorativo, um concerto de Carlão, fogo de artifício, conferências, apresentações e exposições: são várias as atividades para celebrar os 50 anos da cidade.

 

Em 2023, Almada celebra meio século de cidade. As comemorações começam em junho, mês em que a elevação aconteceu, tendo o seu ponto forte a dia 24; aí, haverá sessão solene dos 50 anos da cidade, pela manhã, seguida de cortejo comemorativo às 19h, que celebra “a história e a comunidade almadense, representando a diversidade do município”, informa a Câmara Municipal de Almada em comunicado.

O cortejo desagua em Cacilhas, onde o palco com vista para o rio aguarda os almadenses para um espetáculo multidisciplinar, às 21h30, e concerto de Carlão, marcado para as 22h30. A noite acaba com um espetáculo de fogo de artifício.

Os diferentes momentos do dia de São João são de entrada livre, implicando alguns condicionamentos de trânsito: entre as 18h30 de dia 24 e as 2h de dia 25. Haverá vários cortes de circulação desde a Avenida D. Nuno Álvares Pereira até Cacilhas. Toda a informação relativa ao trânsito pode ser consultada aqui.

- PUBLICIDADE -

 

Comemoração prossegue até novembro

Durante o mês de julho, será possível visitar a exposição “Arquivo sai à rua”, que vem juntar-se a “Terra ___“, uma exposição comemorativa dos cinquenta anos de elevação de Almada a cidade, já patente na Oficina da Cultura.

Já em setembro, celebram-se –ao lado dos 50 anos de Almada– os 20 anos do Museu Casa da Cidade, com direito a concerto dos O’QueStrada, banda também originária de Almada. No mês seguinte, haverá ainda estreia do documentário “Pessoas, Espaços, Cultura e Tradições em Almada” e será inaugurada a exposição itinerante “50 Anos da Cidade de Almada”.

As comemorações terminam em novembro, com duas conferências alusivas ao tema da cidade de Almada e, entre outras atividades, o lançamento do projeto “Comércios com História”. A programação completa das comemorações está disponível no site da CMA.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/feira-da-economia-circular-chega-ao-mercado-das-torcatas/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Fim de semana sem triunfos para as equipas de Almada

Emblemas de Almada que disputam competição do distrito de Setúbal não conseguiram conhecer o...

António José Seguro lidera votação em Almada e disputa segunda volta com Ventura

Ex-líder socialista supera resultados nacionais no concelho, enquanto Ventura fica abaixo da média do...

Faleceu o escultor almadense Francisco Simões

Escultor natural de Porto Brandão, referência da arte contemporânea portuguesa, deu nome à Escola...

Petição contra pórtico da A33 na Charneca de Caparica soma mais de 5 mil assinaturas

Meta é atingir as 7.500 assinaturas, de forma a levar o tema a debate...