9 C
Almada

Alexandra Carvalho é a nova presidente da Transtejo

Até aqui diretora do Fundo Ambiental, gestora deverá assumir funções como presidente do conselho de administração da Transtejo/Soflusa no próximo dia 13 de maio. 

 

Alexandra Carvalho, diretora do Fundo Ambiental desde 2017, será a nova presidente do conselho de adminstração da Transtejo/Soflusa, enquanto que Alexandre Santos ocupará o lugar de vogal com o pelouro da área financeira. Ambos os gestores deverão assumir funções no próximo dia 13 de maio.

O anúncio foi feito pelos Ministérios do Ambiente e das Finanças, que referem que “os dois nomes já receberam parecer favorável da comissão de recrutamento e seleção da administração pública”. Quanto ao terceiro elemento do conselho de administração da empresa, “será indicado em breve”, referem as duas tutelas.

Alexandra Carvalho e Alexandre Santos foram nomeados cerca de um mês após a demissão da anterior administração, na sequência da controvérsia em torno da compra de navios elétricos sem baterias.

- PUBLICIDADE -
referencia

Marina Ferreira, anterior presidente do conselho de administração da Transtejo demitiu-se depois da divulgação de um acórdão muito crítico por parte do Tribunal de Contas, que chumbou a aquisição, por ajuste direto, de baterias elétricas no valor de 15 milhões de euros, culpabilizando a aministração da empresa pública.

Em causa está o facto da Transtejo ter comprado, através de um concurso público internacional, dez navios elétricos por 52,4 milhões de euros, mas ter adiado para mais tarde a compra das baterias de nove das embarcações, que não podem funcionar sem as baterias.

“A Transtejo comprou um navio completo e nove navios incompletos, sem poderem funcionar, porque não estavam dotados de baterias necessárias para o efeito. O mesmo seria, com as devidas adaptações, comprar um automóvel sem motor, uma moto sem rodas ou uma bicicleta sem pedais, reservando-se para um procedimento posterior a sua aquisição”, escreveu na altura o Tribunal de Contas num acórdão divulgado no passado dia 15 de março.

 

https://almadense.sapo.pt/mobilidade/tribunal-de-contas-chumba-compra-de-baterias-eletricas-para-os-novos-barcos-da-transtejo/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
Exposicao_Lugares-da-Alma_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Presidenciais 2026: guia eleitoral para os almadenses

Portugueses deslocam-se às urnas este domingo para eleger o novo Presidente da República para...

Teatro contemporâneo chega a Almada com “Introdução à Minha Vida”

Espetáculo de Philip Ridley sobe ao palco do Auditório Osvaldo de Azinheira a 17...

Almada celebra 50 anos do Poder Local Democrático na Oficina da Cultura

Memória, homenagem e diálogo entre gerações marcam as comemorações promovidas pela Associação Amigos da...

Almada AC vence dérbi almadense na Cova da Piedade

Num domingo repleto de embates para os quatro clubes almadenses na I Divisão da...