Dra. Ana Paula Abreu, Médica Veterinária
Diretora Técnica das Clínicas Veterinárias do Grupo Canis e Felis
Saiba que cuidados deve de ter com o seu animal de estimação. As épocas festivas como o Natal exigem cuidados acrescidos com os nossos queridos animais.
De forma a evitar problemas de alimentação, ingestão de corpos estranhos ou até o envenenamento acidental, e ter que ir ao Médico Veterinário, tenha em consideração os conselhos que deixo neste artigo.
Cuidados a ter com o seu gato no Natal
O fascínio que a árvore de Natal exerce sobre os gatos é grande. Como felinos que são e gostando de trepar a árvore de Natal, com luzes e bolas cintilantes, capta toda a sua atenção. Mas ela está cheia de perigos para os gatos.
As árvores artificiais são mais seguras do que as naturais por causa das agulhas dos pinheiros. Os pinheiros naturais largam um cheiro intenso que atrai o gato, o qual muitas vezes engole as agulhas que, por serem pontiagudas e finas, podem perfurar os órgãos internos do gato. O material das árvores artificiais pode também ser tóxico, mas não é geralmente tão perigoso como as agulhas naturais.
Pode utilizar um repelente para gatos na base da árvore, de forma a afastar o gato. Não coloque a árvore junto a móveis, cadeiras ou sofás que possam servir de rampa de lançamento para os gatos.
Torne a árvore de Natal menos atrativa, utilizando uma decoração minimalista e que não baloice. Os enfeites na ponta dos ramos da árvore, sobretudo se balançarem, são irresistíveis para os gatos e rapidamente vêm parar ao chão.
Os enfeites devem ser de materiais inquebráveis, tais como plástico, pois outros podem-se partir e ser perigosos tanto no chão, se pisados, como também se engolidos. Não utilize ganchos ou fios para segurar os enfeites, pois são perigosos, se engolidos.
Os cabos das luzes de Natal devem estar bem longe do alcance dos seus gatos já que eles gostam bastante de os roer, sobretudo os gatinhos. Eles podem dar choque ou até eletrocutar um gato, por isso cubra-as com fita-cola e cole-as devidamente ao chão.
Se utilizar velas como ornamentação, certifique-se que o seu gato não tem acesso a elas, pois são facilmente derrubadas, podendo originar incêndios e o gato pode queimar os bigodes, as patas ou a cauda. As velas de cheiro ou incenso podem agravar ou provocar alergias nos animais.
Fitas e fios que possam ser engolidos pelo gato, representam um perigo potencialmente fatal. Isto inclui os materiais com os quais embrulha os presentes. Mantenha-os sempre guardados num local seguro.
As plantas típicas do Natal como o azevinho são tóxicas para gatos, podendo provocar desde vómitos a diarreia e outros problemas mais graves.
Lembre-se que o seu gatinho apenas deve de comer a comida dele. Nesta época natalícia pode não lhe dê da sua comida. Caso lhe queira dar o “miminho”, contate-nos de forma a dar algo que não provoque alterações gastrointestinais.
Os alimentos demasiado ricos, demasiado gordos ou demasiado temperados – ou qualquer coisa que o seu animal de estimação não esteja acostumado —podem provocar-lhe um problema intestinal. E os doces são absolutamente proibidos.
O Natal é a época em que a família se reúne. Mas muitas pessoas juntas, gente desconhecida e barulho são coisas que vão deixar o seu gato muito agitado. O gato é um animal de hábitos rotineiros e, por isso opte por deixá-lo numa divisão quentinha e confortável com comida e água, longe do rebuliço da festa.
Conteúdo Comercial:
Clínica Veterinária da Amora
Rua Rodrigues Lapa Nº14 B R/c
Quinta do Batateiro
2845-132 Amora
Telefones : 215866886 ou 924414799
Clínica Veterinária de Almada
Rua Nuno Alvares Botelho 14 B
2800-172 Almada
Telefones : 211350017 ou 932311443