anuncio-farmacia-sobreda
22.7 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

PSD chumba orçamento de Almada para 2025 em Assembleia Municipal

PSD juntou-se à CDU, Bloco de Esquerda, Chega e CDS para reprovar o orçamento apesentado pelo PS, pondo fim a um acordo de governação municipal que vigorou nos últimos sete anos.

 

O PSD Almada pôs fim à coligação com o PS que manteve na Câmara de Almada nos últimos sete anos, tendo votado contra o orçamento municipal de 2025 durante a Assembleia Municipal que decorreu esta sexta-feira, dia 19 de dezembro.

Desta forma, o orçamento de Almada acabou chumbado com 20 votos contra: CDU (11), PSD (três), Bloco de Esqueda (três), Chega (dois) e CDS-PP (um). A favor votaram 18 eleitos: os representantes do PS (16), o presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica (independente) e a deputada municipal do PAN.

Com um valor total de 182,3 milhões de euros, o orçamento para 2025 tinha sido aprovado em reunião de Câmara com a abstenção do vereador do PSD, Nuno Matias. No entanto, na Assembleia Municipal, os três deputados eleitos pela formação mudaram o sentido de voto, inviabilizando o documento.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

O voto contra do PSD foi anunciado pelo presidente da concelhia, Paulo Sabino, recentemente reeleito. Depois de “sete anos de cedências” à maioria socialista, “em nome da estabilidade”, o PSD Almada “cansou-se de esperar que o PS deixe concretizar” as medidas que os sociais-democratas defendem, afirmou o líder da formação em Almada, durante a sua intervenção.

“Chegamos ao final de 2024 e temos uma vez mais um orçamento que é uma desilusão. Para além de ignorar as propostas do PSD Almada, ignora princípios importantes para nós e necessários para os almadenses”, prosseguiu Paulo Sabino, antes de enumerar algumas das medidas apresentadas pela formação, como a “redução de impostos” como o IMI ou o IRS, uma “estratégia de atração de investimento”, a “gestão mais eficiente dos recursos financeiros e humanos”, a “remodelação dos mercados municipais” ou a “criação de uma verdadeira incubadora de empresas em Almada”. Tudo iniciativas que “foram recusadas por opção política do PS”, afirmou o dirigente.

“Perdeu-se a confiança”, concluiu Paulo Sabino, criticando Inês de Medeiros por nunca se ter sabido bem “qual era o seu projeto para Almada”. Além disso, “o PS falha na defesa dos almadenses porque não pensa estrategicamente na gestão do concelho”, acusou o autarca.

Por sua vez, Inês de Medeiros mostrou-se surpreendida com a postura assumida pelo PSD, que acusou de estar dividido. “A negociação decorreu normalmente com aquele que é o representante do PSD com quem nós trabalhamos. Não sabíamos que havia facções”, disse. “Fiquei surpreendida ao saber que o PSD afinal queria fazer propostas”, afirmou a autarca, recordando que o orçamento foi viabilizado em reunião de Câmara pelo vereador Nuno Matias.

Inês de Medeiros criticou ainda a “nova fação do PSD” por apresentar “propostas que incluem uma redução das receitas de 8,5 milhões de euros”, ao mesmo tempo que pede mais investimento. “Onde é que o PSD propõe cortar? Nos trabalhadores da câmara”, acusou.

 

PSD pede um novo orçamento

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

Apesar da rejeição, o PSD mostrou-se disponível para negociar um novo orçamento que venha a ser apresentado pelo PS. “O PSD não está a fechar a porta”, afirmou Paulo Sabino.

“Não venha dizer que se este orçamento não for aprovado, a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) fica em risco”, referiu, dirigindo-se a Inês de Medeiros. “A lei é clara: as receitas consignadas que permitem o aumento global da despesa sem necessidade de revisão orçamental, desde que as rubricas já existam no orçamento anterior”, acrescentou.

Por isso, para que as opções do plano possam prosseguir “terá que assumir a sua falha e apresentar um novo orçamento”, instou.

 

Almada aprova orçamento de 182 milhões para 2025 com a abstenção do PSD

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tml-navegante

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

“Mazel Tov” celebra oito anos do curso de teatro musical na Academia Almadense

Musical que transporta o público à Rússia Imperial será apresentado em Almada Velha entre...

Após requalificação, Casa da Cerca em Almada abre ciclo com três novas exposições

Autarquia realizou obras de requalificação da Casa da Cerca, que volta a receber o...

Concessionários da Costa da Caparica estão há dois anos sem contratos: “É a completa instabilidade”

“Se formos a concurso público com regras completamente abertas, vamos ser todos corridos”, diz...

Hélder Sousa Silva: “O PSD não deve servir de muleta a quem está na governação em Almada”

Ex-presidente da Câmara de Mafra e atualmente eurodeputado, o candidato do PSD à Câmara...