12.2 C
Almada

Inês de Medeiros (PS) eleita para terceiro mandato em Almada com Executivo fragmentado

O PS segura a Câmara de Almada, mas com um resultado mais curto do que há quatro anos. Eleita para um terceiro mandato, Inês de Medeiros terá de negociar com a oposição para assegurar a governação local. A CDU recua, o PSD recupera e o Chega entra no executivo com dois vereadores.

 

Inês de Medeiros (PS) foi este domingo, 12 de outubro, reeleita presidente da Câmara Municipal de Almada, com 29% dos votos. A autarca vai assim cumprir um terceiro e último mandato à frente do município, apesar de ter perdido mais de seis mil votos e apresentar uma queda de dez pontos percentuais face aos 39,8% obtidos há quatro anos. O PS elegeu quatro vereadores e terá de negociar com a oposição para assegurar a governação local.

resultados-autarquicas
Resultados das autárquicas em Almada. Infografia: Almadense

A CDU manteve o segundo lugar, mas também sofreu uma quebra significativa, recuando dos 29,6% obtidos em 2021 para os 20,6%, elegendo três vereadores.

O PSD, que este ano apresentou Hélder Sousa Silva — ex-presidente da Câmara de Mafra — como cabeça de lista, protagonizou uma subida expressiva, ao passar de 10,7% para 19,3% e praticamente duplicando o número de votos no concelho.

Apesar de ter ficado em quarto lugar, o Chega protagonizou a maior subida eleitoral, estreando-se no executivo municipal com 18,2% dos votos e elegendo dois vereadores, entre eles o cabeça de lista Carlos Magno.

- PUBLICIDADE -
referencia

A coligação Almada em Comum, liderada por Sérgio Lourosa Alves, obteve 4,5%, abaixo dos 6,8% registados em 2021, e ficou sem representação no executivo.

A Iniciativa Liberal, com Carlos Alves como candidato, reforçou ligeiramente a votação, mas o resultado de 3,3% foi insuficiente para garantir representação no executivo.

O PAN, com Marina Marques como candidata, alcançou 1,6%, enquanto o CDS, liderado por Ana Clara Birrento, se ficou pelos 0,7%. Ambos os partidos ficaram fora do executivo municipal.

[Em atualização]

Porquê apoiar o ALMADENSE?

O jornal está aberto a toda a comunidade, independentemente das suas possibilidades financeiras. E é assim que acreditamos que deve continuar. Ajude-nos a garantir que as notícias chegam a todas as pessoas do concelho de Almada. Contamos consigo.

1 Comentário

  1. Só é pena não ter cumprido o que prometeu para a biblioteca EB Maria Rosa Colaço e diga que agora não há dinheiro. Deve ter ido para o alcatrão….

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -
matrizauto-halfpage

Últimas

- PUBLICIDADE -
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

- PUBLICIDADE -

Artigos Relacionados

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...

SMAS Almada com orçamento de 39,8 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 26 de janeiro.   Os...