Socialista Pedro Matias procura terceiro e último mandato. Maioria das forças políticas já apresentou os candidatos à junta mais populosa de Almada.
A cerca de dois meses das eleições autárquicas, já são conhecidos quase todos os candidatos à presidência da União de Freguesias da Charneca de Caparica e Sobreda, a freguesia mais populosa do município.
A concorrer a um terceiro e o último mandato, o PS apresenta a votos o atual presidente, o socialista Pedro Matias, que lidera a junta de freguesia desde 2017.
Nas eleições mais recentes, realizadas em 2021, Pedro Matias foi reeleito com uma expressiva maioria, conquistando 43,5% dos votos. Nesse ano, os socialistas alargaram a vantagem conquistada em 2017, quando arrebataram a freguesia à CDU com 36,6% dos votos.
Por sua vez, a CDU aposta este ano em António Faustino, consultor nas áreas das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Energia, como candidato à presidência da união.
Já a recentemente anunciada coligação “Almada em Comum”, formada pelo Bloco de Esquerda e pelo partido Livre, apresenta Jorge Pinto, coordenador da comissão de Trabalhadores da MEO.
À direita, o PSD, que entregou a candidatura autárquica no Tribunal de Almada na passada quinta-feira, apresenta Carlos Prudente, técnico de Higiene e Segurança no Trabalho. Já a Iniciativa Liberal, confia na independente Ana Carina Marques como cabeça de lista. Quanto ao partido Chega, aposta em Rui Marques para obter representação na freguesia.
Finalmente, o CDS-PP aposta em Sílvia Lopes, enfermeira de 25 anos, que será a cabeça de lista à Charneca de Caparica e Sobreda, a única freguesia onde o partido apresenta candidatura.
No último escrutínio, realizado em 2021, a CDU ficou em segundo lugar, com 22% dos votos, à frente da coligação de centro-direita AD – Almada Desenvolvida, encabeçada pelo PSD, que não foi além dos 14,8%. O Bloco de Esquerda (6,8%), o Chega (5,8%) e a Iniciativa Liberal (3,4%) completaram o boletim de voto há quatro anos.
Inês de Medeiros candidata pela terceira vez à Câmara de Almada pelo PS




