No âmbito das Eleições Autárquicas 2025, o ALMADENSE colocou a mesma pergunta a todos os candidatos à União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas: “Na sua opinião, quais são as três áreas mais urgentes de intervenção na freguesia e como propõe abordá-las?” Reunimos as respostas, de forma a que os eleitores conheçam melhor as propostas e prioridades de cada um.
Maria D’Assis – Candidata PS

A aposta centra-se no reforço do investimento no espaço público, propondo à Câmara Municipal de Almada (CMA) a transferência de competências para a União de Freguesias de forma justa para ambas as entidades.
Além disso, pretendemos lançar um programa alargado de sensibilização para boas práticas ambientais e continuar a reabilitar pequenos espaços, assegurando qualidade, acessibilidade e valorização do espaço público.
Outra prioridade será a limpeza e higiene urbana, reforçando a cooperação com o movimento associativo e solidário. Estas parcerias com a sociedade civil são fundamentais para construir um território mais coeso, sustentável e desenvolvido.
No desporto, continuaremos a reabilitar os polidesportivos sob nossa gestão, apostando na manutenção preventiva e criando actividades inclusivas para pessoas com deficiência, em articulação com associações especializadas e com a Associação das Coletividades do Concelho.
À CMA, reivindicaremos a reabilitação de património edificado, a melhoria da iluminação pública no Bairro Cor de Rosa e a requalificação da Rua Jerónimo Osório e da Quinta da Horta, projeto vencedor no âmbito do “Meu Bairro”.



