12.8 C
Almada

Escola Básica Maria Rosa Colaço, no Feijó, inaugurada após requalificação

Requalificação do estabelecimento de ensino ascendeu a 3,5 milhões de euros. Passa a acolher um total de 350 alunos.

 

A Escola Básica Maria Rosa Colaço, no Feijó, está pronta a receber novos alunos com mais salas de aula e instalações renovadas. Seis anos depois de iniciadas as obras de requalificação, as novas instalações da escola foram inauguradas esta quinta-feira, dia 5 de setembro.

Na cerimónia de inauguração da escola, que vai passar a receber cerca de 350 alunos, marcaram presença a presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros e a vereadora com o pelouro da Educação, Teodolinda Silveira.

Com cinco novas salas de aula (três destinadas ao pré-escolar e duas ao primeiro ciclo), a EB Maria Rosa Colaço passa a ter capacidade para acolher mais 75 crianças no pré-escolar, que se somam às 50 vagas já existentes, totalizando agora 125. No primeiro ciclo, serão disponibilizadas mais 50 vagas, elevando o total para 225 alunos.

- PUBLICIDADE -
referencia

A obra incluiu também a melhoria das instalações existentes, como a cozinha, refeitório, sala polivalente, biblioteca, áreas externas e equipamentos recreativos. Além disso, foram criadas novas sala para professores e para o pessoal auxiliar, o que traz “melhores condições para quem brinca, estuda e trabalha” na escola, destacou a CMA em comunicado.

A requalificação contou com um investimento total de cerca de 3,5 milhões de euros, contando com financiamento integrado no Programa Regional de Lisboa 2030 — Portugal 2030, na ordem dos 40% (cerca de 1,4 milhões de euros), tendo sido o restante investimento municipal.

As obras da EB Maria Rosa Colaço, pertencente ao Agrupamento de Escolas Francisco Simões, tiveram início em 2018, tendo ficado marcadas por diversos constrangimentos, que levaram a sucessivos atrasos. “Foi um processo muito longo e muito difícil, mas que mais uma vez conseguimos superar”, destacou Inês de Medeiros durante a cerimónia.

Decorrida esta quinta-feira, a inauguração das novas instalações da Maria Rosa Colaço integra-se no programa da Receção à Comunidade Educativa promovido pela Câmara Municipal de Almada. A iniciativa vai contar com uma extensa programação em vários locais do concelho, que culmina na celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora a 29 de Novembro no Auditório Fernando Lopes Graça, no centro de Almada. O programa pode ser consultado aqui.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/direcao-executiva-do-sns-afasta-administracao-da-uls-almada-seixal/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

1 Comentário

  1. Só é pena que passado um ano, haja problemas nos sistemas de esgotos, a biblioteca não tenha um único computador a funcionar e o sistema de abertura dos portões, não funcionar…

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Fogo Fogo celebram dez anos de carreira com concerto em Almada

Banda portuguesa sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite no sábado, 31 de...

Carris Metropolitana transportou perto de 20 milhões de passageiros em Almada em 2025

Crescimento de mais de 11% face a 2024 aponta tendência de aumento na procura...

Depois de Ingrid, Almada em alerta devido à depressão Kristin

Ondulação forte e risco elevado junto à costa obrigam a restrições no acesso às...

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos...